domingo, 9 de agosto de 2009

Poupe Energia.

Apague o monitor do seu computador quando efetua pausas no trabalho: o monitor é à parte do computador que mais consome energia (70-80%), pelo que é recomendado apagar.

Quando for almoçar use o modo “stand by”. Esta opção permitirá poupar tempo uma vez que não tardará tanto tempo desligar ou ligar o computador, quando parar por mais de duas horas, deve desligar o computador.

Ajuste o brilho do monitor: Se colocar o brilho em nível médio, poderá poupar até 20% de energia e um nível de 40%.

Coloque imagens de fundo do monitor escuras, pois poupam mais energia. Em média uma imagem clara necessita de 74W enquanto uma imagem escura necessita de 59W para serem editadas, o que equivale a 25% de energia poupada.

A eficiência Energética apresenta-se como uma das políticas de mitigação das alterações climáticas e de construção de sociedades sustentáveis, associada ao desenvolvimento de energias renováveis e a uma política de transporte menos agressiva para o ambiente. O seu objetivo consiste em proporcionar os mesmos bens e serviços energéticos a um preço inferior ao atual, utilizando menos recursos, preservando ou melhorando a qualidade de vida. Reduzindo a poluição, alargando a vida dos referidos recursos e reduzindo os conflitos sociais, a eficiência energética ajudará a reduzir os impactos ambientais e as emissões de CO2, travando as alterações climáticas e as respectivas conseqüências. Alem disso, permite as empresas efetuar poupanças significativas, contribuindo para a melhoria a gestão das mesmas.




O que fazemos conta.
Faça um pouco, e mude muito!

Antonio Souza

Encravando

Resumo: Reconhecer e aprender as letras do alfabeto, promover a confiança e o contato com o outro, trabalhar o ritmo e as diversas formas de expressão.

Objetivo: Auxiliar de forma descontraída e divertida o aprendizado da criança na etapa da alfabetização, incentivando desde de cedo a prática da Cooperação.

Materiais: Cartolinas, tesouras, colas, canetinhas hidrocor, barbantes, revistas velhas, aparelho de som e cds com músicas alegres.

Tempo: 30 a 45 minutos

Procedimento:
1ª Etapa – Confeccionar os crachás :
Fazer com que as crianças recortem as cartolinas em retângulos de 12X12 , façam 2 furos na parte superior e passem a tira de barbante nestes furos.Com os crachás prontos, as crianças deverão escrever seus nomes neles ( caso não saibam , o facilitador irá ajudar) .
2ª Etapa - Percebendo as letras:
Em seguida é colocada uma música bem alegre e todos deverão dançar até a interrupção desta, quando ela parar, as crianças formarão duplas . Neste momento a orientação do facilitador será fundamental, pois ele irá possibilitar a seus alunos perceberem nos crachás os seguintes itens:
a- Quais são as letras do seu nome;
b- Existem letras iguais a sua no crachá do amigo;
c- Quantas letras existem no seu nome e no nome do amigo.
Enfim, explorar ao máximo este material .
Faça a música tocar e parar por diversas vezes, assim as crianças poderão trocar de duplas e repetir a tarefa, sempre dançando para fazer a troca .
3ª Etapa - Comunicação e Integração
Formar um círculo com as crianças sentadas no chão e disponibilizar revistas velhas, colas e tesouras. Todo este material será colocado no centro da roda . Peça que os alunos procurem nas revistas fotos ou figuras de animais, ao acharem deverão recortar e colar no crachá ( lado oposto do nome ).
Estas figuras não poderão ser mostradas a ninguém, apenas ao amigo que estiver sentado a sua direita na roda. Ao toque do facilitador, cada amigo da direita irá fazer uma mímica deste animal para que os demais descubram .
4ª Etapa – Relacionamento Interpessoal e Fechamento
Cada criança deverá escrever ou desenhar, ainda no crachá, um desejo que possa ser realizado naquele momento e ali naquele local (Ex: quero um abraço, quero um beijo, me faça massagem, etc... ) Então a música irá tocar novamente e, quando a ela parar, os participantes formarão duplas e cada integrante da dupla realizará o desejo do outro .

Dicas:
- Esse jogo pode ser utilizado no primeiro dia de aula como integração de uma classe, ou na volta das férias de Julho de uma sala de pré-escola, por exemplo.
- Para alunos que já sabem ler, aumente o grau de desafio, pedindo que busquem animais que comecem com a primeira letra do nome ou que rimem com o nome.
- As crianças podem construir uma estória com os animais que surgiram nas figuras, e até encenar uma peça teatral.

Edição 4 de Novembro de 2001 da Revista Jogos Cooperativos, pág. 11
Jogo criado por Andréa Loureiro Tedesco

Se Ovos Voassem

Resumo: As equipes competem para deixar cair um ovo a certa distância.

Objetivos: Trabalho de equipe,liderança,criatividade, solução de problemas.

Materiais:
Fita métrica (ou trena).
Duas folhas de papel ofício para cada equipe.
Dois ovos de galinha (crus) para cada equipe.
Dois balões (de aniversário, redondos, vazios) para cada equipe.
30 centímetros de fita adesiva (durex) para cada equipe.
Cópia da Folha de Instruções. Equipamento de vídeo com câmara (opcional).
Cadeiras para cada equipe.
Uma. mesa para cada equipe com todo o materia1 em cima (mas apenas um dos ovos).

Tempo: 70 minutos (100 minutos se for usado vídeo).

Procedimento:
1. Divida os participantes em grupos de 5-6 pessoas.
Explique que cada grupo terá uma tarefa a realizar em 30 minutos no máximo.
Distribua as equipes pelas mesas e entregue-lhes as Instruções.
Peça aos grupos para discutirem suas soluções somente nas mesas.
Se alguém tiver dúvidas, mande consultar a Folha de Instruções.
Comece a marcar o tempo. Filme cada equipe e marque o ponto de cada evento significativo.

2. Esgotados os 30 minutos (convém fazer um intervalo neste momento), peça para cada grupo demonstrar sua solução para o problema.

3. Pergunte às equipes o que seus membros aprenderam sobre si mesmos durante o exercício.
Trate primeiro de como foi encontrada uma solução e use o vídeo (se tiver feito) para demonstrar os papéis desempenhados pelos membros do grupo (por exemplo, Líder, Crítico, Incentivador, Pragmático, Inventor; ou fazendo referência a um levantamento de papéis dentro de uma equipe, como Benne & Sheats [em Adair (1983), Belbin (1981) ou Margerison & McCann (1990)].
Então passe a analisar os sentimentos evocados pelo exercício, e quanto os integrantes do grupo deram de si para a realização da tarefa.
Depois, discuta como o que aprenderam pode ser aplicado no trabalho.

Comentário:
Deveria ser desnecessário dizer que a solução do problema em si é irrelevante ao sucesso do exercício de treinamento.
Não obstante, já recebi telefonemas de colegas de muito longe, no meio de um programa de treinamento, me perguntando qual era a "resposta certa"!
Já vi a mesma solução funcionar e falhar, dependendo do tipo de piso, da espessura da casca do ovo, ou simplesmente de sorte.
Convém limitar seus comentários ao essencial antes de iniciar o exercício.
Se o vídeo for usado, o intervalo será necessário para o instrutor decidir que cenas irá exibir.
Um vídeo com contador irá ajudar.
Se não for usado vídeo, convém fazer uma avaliação, minuto a minuto, do que acontece no grupo, talvez com um relógio ou cronômetro marcando o tempo.
O ideal é ter um instrutor para cada grupo.
Pode-se fornecer um resumo ao grupo, se necessário.

Variações:
1. Pode-se impor penalidades em tempo por fazer perguntas ao instrutor.

2. O elemento de competição pode ser tomado mais ou menos importante, conforme a maneira como se tratar os grupos.
É possível até refazer a folha de Instruções, indicando que a equipe que terminar primeiro será a vencedora.
Alternativamente, pode-se encorajar as equipes a compartilharem seus recursos.

3. O exercício inteiro pode envolver custos, em termos de tempo, recursos, conselhos do instrutor etc.

4. Os recursos podem ser modificados (talvez 100 canudos de refresco e uma lata com 5 litros de água), ou a tarefa pode
ser modificada, talvez com dois ovos juntos.

5. Outras tarefas que podem ser usadas para um exercício similar:

- Colocar uma bomba (representada por uma bola de tênis) numa lata de água dentro de um certo período de tempo, sem se chegar a menos de um metro e vinte da bola (ou ela explodirá);

- O membro mais pesado da equipe tem de encostar o nariz e os dedões dos pés no teto, por um período ininterrupto de dois minutos;

- Passar o conteúdo de um balde de água para outro balde, sem tirar qualquer um dos dois do lugar, usando somente os materiais encontrados na sala.


Instruções:
A missão de sua equipe será deixar cair um ovo cru de galinha, de uma altura mínima de três metros, diretamente no chão, sem quebrar ou danificar o ovo de qualquer maneira.
O ovo não poderá tocar em nada durante a queda.
Vocês terão os seguintes recursos:
Duas folhas de papel oficio
Um ovo de galinha
30 centímetros de fita adesiva (durex) 2 balões
Um metro de barbante
O limite de tempo é 30 minutos, depois do que a solução deverá ser demonstrada diante do instrutor.
Haverá um ovo adicional à disposição para essa demonstração, mas somente no final do exercício.