domingo, 31 de maio de 2009

Documentos necessários para a contratação do novo parceiro.

Assim que o processo de Recrutamento e Seleção é finalizado e o candidato mais qualificado para a vaga é escolhido, começa uma nova etapa da contratação, esta provavelmente é a mais burocrática.

O candidato precisa apresentar uma relação de documentos, assinar o contrato de experiência e também é nessa fase que ele realmente começa a conhecer a cultura e algumas normas e regras da empresa, este é o primeiro contato direto com a realidade da empresa antes da integração.

Existem alguns documentos padrões que são solicitados, abaixo a relação.

- 01 foto 3 x 4;
- Carteira de trabalho profissional;
- Atestado Médico Admissional.

Providenciar ainda uma cópia dos seguintes documentos pessoais:

- CPF;
- Carteira de identidade;
- Titulo de eleitor;
- Certificado de reservista;
- Certidão de casamento;
- Certidão de nascimento de filhos menores de 14 anos.
- Ficha cadastral com função/salário e data de admissão.
- Comprovante de Residência

Essa relação pode ser maior ou menor de acordo com cada empresa.


Marcos Costa

Dicionário de RH


Termos, Siglas, Palavras Estrangeira, que são usadas comumente entre os profissionais da área.

Empowerment: significa a descentralização de poderes pelos vários níveis hierárquicos da organização

Rotatividade (turn-over): Numero de empregados desligados da empresa em uma determinado periodo comparativamente ao quadro medio de efetivos.

GPS: Guia da Previdencia Social.
IRRF: Imposto de Renda Retido na Fonte.
FGTS: Fundo de garantia por Tempo de Serviço.
GFIPs: Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia e Informações à Previdencia Social.
Pis: Programa de Integração Social.

Como elaborar um bom curriculo.

Um bom curriculo é aquele que contem informações verdadeiras, precisas e claras.
O Curriculo deve ser elaborado conforme a dicrição de cargo da vaga pretendida.
As informações sobre (escolaridade, cursos complementares e experiencias) devem estar em ordem cronologica da mais recente a mais antiga.
O curriculo deve ser objetivo, por tanto não faça um curriculo sem obejetividade ou que contenha esta frase no local do objetivo“ de acordo com a necessidade da empresa”.

Dicas para a elaboração do curriculo.

· Tamanho da fonte: 12 ou 14.
· Tipo da letra: Times New Roman ou Arial
· Numero maximo de paginas: 02
· O currículo não deve ser encadernado, xerocado ou plastificado.
· Fotos, Cartas de apresentação e diplomas so devem ser anexados ao curriculo se solicitados.
· Tipos de papeis: Sulfite, Verge ou Reciclado.
]
Obs. Cuidado com a gramática.

Modelo de Curriculo.

Nome

Endereço. Estado Civil
Telefone. Idade
e-mail. Nacionalidade

Objetivo.

Formação Academica.

Cursos Complementares.

Experiencias Profissionais.
Marcos Costa

Reunião Familiar

Resumo: Fazer um cartão para mandar a uma pessoa de sexo indeterminado.

Objetivo: Atributos.

Materiais: Várias revistas ilustradas, papel, tesouras, cola, canetas e cartolina.

Tempo: 1 hora.

Procedimento:
1. Explique que os participantes receberam um fax de Tombuctú, na República do Mali, na África, dizendo foi encontrado um parente distante, com quem nunca tiveram contato. A mensagem não está muito legível, mas é possível entender que o nome dele ou dela é Delmar, e que vai se casar daqui a duas semanas.

2. A tarefa de cada um é criar um cartão de felicitações, completo e assinado. Entregue o material, e pergunte que suposições terão de fazer sobre Delmar. Se eles não tiverem notado, observe que ainda não sabem se Delmar é homem ou mulher.

3. Mostre os resultados ao grupo e ponha em discussão como os atributos modificam nosso discernimento.

Variações:
1. Mude o evento para um aniversário, condolências pela perda de um ente querido, o batismo de uma criança de sexo desconhecido etc.

2. Mande os participantes a uma papelaria para verem os cartões prontos disponíveis, fazerem comparações e escreverem cartas para os fabricantes de cartões.