domingo, 24 de maio de 2009

Rescisão de contrato de trabalho.

Morte do empregado, “Os dependentes legais tem direito”:

· Saldo do salário
· Férias vencidas proporcionais, mais um terço.
· 13° salário
A homologação e feita pelos dependentes legais.

Pedido de demissão. “O empregado por iniciativa própria comunica ao empregador do seu desligamento da empresa”.
Direitos:
· Saldo do salário
· Férias vencidas e proporcionais, mais um terço.
· 13° salário

Obs. Aviso prévio: o empregado deve avisar o empregador do seu desligamento com Trinta (30) dias de antecedência. Não havendo a comunicação do desligamento, o empregador pode descontar o valor do aviso prévio do montante que o empregado tem a receber.

Despedimento sem justa causa.
Direitos:
· Saldo de salário
· Férias vencidas e proporcionais, mais um terço.
· 13° salário
· Aviso prévio
· Multa do FGTS (40%)
· Seguro desemprego

Possibilidade de aviso prévio do caso de despedimento sem justa causa.

Indenizado: O trabalhador recebe o aviso prévio em dinheiro sem trabalhar. Deve ser pago em 10 dias corridos após o desligamento.
Trabalhado: o empregado trabalha trinta (30) dias corridos com redução de Duas (02) horas diárias ou redução de Sete (07) dias corridos, “quem escolhe a forma da redução e o empregado”. O pagamento é feito no 1° dia útil subseqüente ao termino do aviso.
Obs. Mesmo com a redução o empregado recebe o valor de todos os dias. Deve ser pago no 1° dia útil seguinte ao aviso prévio.

Despedimento por fato imputável ao trabalhador “Justa causa”.

Motivos:
Comportamento culposo do/a trabalhador/a que, pela sua gravidade e conseqüências, torne imediata e praticamente impossível à subsistência da relação de trabalho (dever-se-á atender ao grau de lesão dos interesses do empregador, ao caráter das relações entre as partes ou entre o/a trabalhador/a e os/as seus/suas companheiros/as e às demais circunstâncias que se mostrem relevantes).

Exemplos:
· Desobediência ilegítima às ordens dadas por responsáveis hierarquicamente superiores;
· Provocação repetida de conflitos com outros/as trabalhadores/as da empresa;
· Falsas declarações relativas à justificação de faltas
· Faltas não justificadas ao trabalho que determinem diretamente prejuízos ou riscos graves para a empresa ou, independentemente de qualquer prejuízo ou risco, que perfaçam 5 seguidas ou 10 interpoladas, em cada ano civil.
· Prática de violências físicas, de injúrias ou outras ofensas punidas por lei sobre trabalhadores/as da empresa, elementos dos corpos sociais ou sobre o empregador, seus delegados ou representantes.
Direitos:
· Férias vencidas e proporcionais. “Direito adquirido”

Homologação.
Toda a rescisão de contrato com mais de Um (01) ano deve ser homologada. Está homologação deve ser feita no Sindicato da respectiva classe ou no ministério do trabalho.

Marcos Costa

Dicionário de RH

Termos, Siglas, Palavras Estrangeira, que são usadas comumente entre os profissionais da área.
Absenteísmo - pessoa que falta ao trabalho, à escola etc. Que vive ou está via de regra, ausente.
BSC- Balanced Scorecard- Sistema de medição do desempenho e controle gerencial.
PCO – pesquisa de clima organizacional
Downsizing - redução dos níveis hierárquicos em uma organização com o objetivo de aproximar os níveis operacionais da alta direção. Reduzir, encolher, diminuir, cortar.
Intranet - são as páginas acessíveis apenas dentro da empresa.
Mentoring - profissional mais velho, com experiência e habilidade de relacionamento, que acompanha e passa para o mais novo suas idéias sobre o trabalho e a carreira.
Networking - rede de relacionamentos.

Elevadores

Sempre que utilizar os elevadores siga orientações:
● Toque apenas uma vez no botão de chamada do elevador, para cima ou para baixo (não em ambos);
● Afaste-se de modo a dar passagem aos utilizadores que saem do elevador ou se este estiver cheio (Lotado) espere o seguinte;
● Utilizadores com necessidades especiais (portadores de deficiência, grávidas, deficientes visuais ou idosos) e pessoas com dificuldade de andar, manter-se em pé ou de manter o equilíbrio e ainda pessoas portadores de carrinho de bebê, devem evitar as escadas rolantes e utilizar o elevador. Deve sempre lhes dar prioridade;
● Em caso de incêndio ou outra situação de emergência utilize sempre as escadas;
● Ensine as crianças a utilizar corretamente os elevadores.

Entrada e saída dos elevadores:
● Entre e saia com cuidado. Os passageiros mais próximos das portas deverão sair primeiro;
● Uma vez dentro do elevador pressione o botão para o seu piso e mova-se para o fundo do elevador de modo a dar espaço ao restante dos passageiros;
● Mantenha-se afastado das portas mantendo roupas e objetos de mão afastados da abertura;
● Pressione o botão de abrir a porta caso necessário mantê-la aberta;

Dentro do elevador:
● Afaste-se das portas;
● Esteja atento as indicações dos andares e esteja preparado para sair no seu destino;
● Se as portas não abrirem quando o elevado parar, pressione o botão de abertura de portas. Se ainda assim as portas não se abrirem, toque o botão de alarme ou utilize o interfone. Aguarde a assistência de pessoal qualificado;

Se o elevador parar entre dois pisos:
● Não force a abertura das portas;
● Não tente sair do elevador
● Seja paciente a ajuda esta a caminho, você esta seguro e há ar suficiente. Relaxe e aguarde ajuda.


Segurança e saúde sempre em primeiro lugar

Antonio Souza

Pesquisa de clima organizacional

A (PCO) Pesquisa de Clima Organizacional é uma das melhores aliadas das empresas, que possibilita a área de RH identificar quais os pontos fortes de uma gestão e os que devem ser melhorados.

Como se pode fazer essa pesquisa?

1. Identifique os objetivos -o Rh e a empresa devem definir “o que querem saber”, e o que será feito com o resultado.
2. Comunicação do processo – os gestores devem ser informados sobre a PCO, quais os objetivos , no que a PCO poderá ajudar, e os líderes devem repassar as informações aos liderados , da maneira que melhor lhe convier.
3. Difusão da PCO – reuniões comportamentais para exposição detalhada sobre o processo.
4. Sigilo e credibilidade – os colaboradores devem estar seguros, de que os questionários não irão parar em mãos que não estejam envolvidas no processo.Que não correrá o risco de qualquer punição da empresa ou de seus superiores.
5. Tema abordado pela PCO – liderança, trabalho em equipe,camaradagem,estrutura física do ambiente, benefícios,planejamento de carreira,feedback, etc.
6. Questionário – pode ser dissertativo ou de múltipla escolha. Deve ter estabelecido os meios que serão respondidos, e encaminhados e em que período isto deve acontecer.O questionário deve ser pautado na realidade , no segmento e na cultura de cada organização. Não existe um padrão único.
7. Aplicação – deve ser divulgado antecipadamente para que alcance o maior número possível de colaboradores.
8. O dia – local com estrutura adequada,e ambiente que favoreça o preenchimento do questionário de maneira confortável,sem medos.Muitas organizações já realizam a PCO através da intranet .Os questionários ficam on-line e o processo torna-se mais rápido.
9. Entrega – O questionário deve ser entregue ao responsável que ficará com o material, até que ele seja encaminhado ao RH.
10. Compilação de dados – após serem todos os questionários respondidos é hora de identificar os erros e acertos da gestão.O resultado deverá ser encaminhado à direção da empresa, e as providências necessárias aplicadas.
11. Divulgação – Finalizando todo este processo,o resultado deverá ser divulgado , juntamente com as ações que a empresa adotará.

Por exemplo: se os funcionários reclamaram do cardápio do refeitório, a diretoria deve comunicar que este será revisto e que as mudanças serão aplicadas dentro de um período determinado.

Tânia Loffredo

Frases Ocultas

Objetivos: Quebrar o gelo, interação dos participantes e visualização de pessoas inibidas.

Participantes: 15 pessoas

Materiais utilizados: Papeletas contendo números, ficha de anotações, lápis ou caneta.

Duração: 20 minutos

A quem se destina: Grupo de pessoas que já convivem há pouco tempo e que tenham poucas afinidades.

Procedimentos.

Cada integrante do grupo receberá um papeleta contendo um numero “este numero não poderá ser divulgado aos outros participantes”, uma folha de anotação em que cada uma deve colocar o seu nome e um pedaço de papel para a frase, caneta ou lápis.

Cada participante deve escrever no papel uma frase que combine mais com ele e colocar o seu numero pessoal nele, estas frases serão entregues ao facilitador que vai colar estes em uma caixa.

Após recolher todas as frases o facilitador deve passar esta caixa por todos os participantes cada participante deve pegar uma frase e ler para todos e informar o numero que esta no papel.

Os participantes devem adivinhar de quem é aquela frase, cada participante deve anotar em sua folha de anotação o numero da frase e a pessoa que ele acha que escreveu.

Após todas as frases serem lidas o facilitador recolhe a ficha de anotação e lê uma por uma para o grupo a cada acerto o proprietário da ficha deve dizer por que a frase lembrou a pessoa.

A pessoa que tiver mais acerto pode ganhar uma premio.


Marcos Costa

Cabo de Guerra Invisível


Resumo: Mímica de cabo-de-guerra.

Objetivos: Formação de equipes. Ativador. Mudança de atenção.

Materiais: Nenhum. Tempo: 10 minutos.

Procedimento:

1. Divida os participantes em dois grupos e coloque-os em cantos opostos da sala.
2. Peça para que cada grupo se dê um nome.
3. Ponha os dois grupos para jogar cabo-de-guerra, mas sem corda. Eles devem fazer a simulação tão realista quanto possível. O instrutor dará o sinal de partida.
4. Cada um dos grupos provavelmente irá fazer o papel de vencedor. O instrutor pode examinar por que fizeram isso numa discussão posterior.

Comentário: Basquetebol invisível também funciona! Muitas vezes haverá mais de uma bola em jogo.