domingo, 19 de abril de 2009

Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho.

O exercício ajuda o seu corpo e sua mente. Ajuda-o a reduzir os riscos de doenças e a sentir-se melhor.

Quando pratica exercício de forma regular está a reduzir as possibilidades de sofrer:
● Um ataque cardíaco
● Doenças cardiovasculares
● Diabetes
● Obesidades

O exercício vai ajuda-lo a reduzir:
● A sua pressão arterial
● Os níveis de colesterol no sangue
● Os níveis de açúcar no sangue

A realização de exercício regular permite-lhe:
● Dispor de mais energia
● Dormir melhor

Como começar a praticar exercícios:
Verifique sempre o seu estado de saúde antes de iniciar qualquer programa de exercícios. No caso de ter problemas de saúde, consulte o seu médico sobre os exercícios mais adequados.

Privilegie de exercícios que:
● Sejam do seu agrado;
● Se adequem a sua vida profissional;
● Se adequem as suas condições de saúde

Faça sempre exercícios de aquecimento antes de iniciar o seu exercício:
■ Sujeite o seu músculo a suaves exercícios de alongamento por 5 a 10 minutos
■ Ao realizar alongamentos os seus músculos ficarão menos contraídos/rígidos, permitindo deste modo, reduzir as possibilidades de machucar-se. Pode fazer uma curta caminhada como exercício de aquecimento. O seu sangue fluirá melhor pelo simples fato de andar.

Que tipos de exercícios posso fazer?
Não precisa realizar exercícios com um nível de esforço elevado para se sentir mais saudável. Pode realizar exercícios mais moderados para manter a sua forma física. Depende em exclusivo das suas necessidades de saúde. Aconselhe-se com seu médico sobre exercícios mais adequados. Pratique exercícios seguros e em locais seguros.



Antonio Souza

Etiqueta do entrevistado X etiqueta do entrevistador

Fala – se exaustivamente, sobre as regras de etiqueta que o candidato a uma vaga deve seguir em sua entrevista:
- Roupa adequada;
- pouco perfume;
-atenção as gírias;
Etc.

E quanto ao entrevistador?!
Você entrevistador, está num campo desconhecido pelo entrevistado, e deve ter em mente que o candidato está ansioso pela sua avaliação. Algumas regras de etiqueta e comportamento também devem ser seguidas por você, suas atitudes corporais também podem influenciar o candidato, um torcer de nariz, uma coceira repentina no nariz, pode fazer o candidato acreditar que talvez seu perfume não esteja sendo agradável, e que você pode querer terminar rapidamente a entrevista, por tal acontecimento. Cuidado com as piadinhas, ao invés de quebrar o gelo, elas podem ter efeito contrário, se por acaso o candidato não entender a piada. Você também deve estar vestido adequadamente, com o perfume adequado, sem querer chamar a atenção para outra coisa que não seja a entrevista. Lembre-se que o fato de você ser o entrevistador, não lhe dá a liberdade de quebrar algumas regras, como o uso de gírias, erros de português, etc. Mesmo que a (o) candidata (o) seja um fenômeno de beleza física, ai sim, atenção redobrada para qualquer tipo de comentário, piadinha quebra gelo ou expressões faciais ou corporais que demonstrem algum tipo de vantagem sobre os outros candidatos, o caso contrário também cabe muito bem aqui, ao entrevistador é necessário muito mais que senso critico e técnico de avaliação. Não se esqueça que tudo tem um planejamento que deve ter sido bem elaborado, seja objetivo, tente não piorar a situação de tensão pelo que o candidato está passando por qualquer atitude sua, você entrevistador também é parte importante do processo seletivo, um bom processo seletivo depende também de você.
Se você quer um candidato capaz de se adequar as regras , metas e objetivos da empresa que você representa, tenha em mente que você será a primeira figura que este candidato estará conhecendo pessoalmente sobre a empresa. Sua postura ética dará ao candidato noção do que ele está fazendo, seja receptivo, intuitivo, atento, e acima de tudo humano. Como profissionais da área de RH, assim sendo, interessado pelo desenvolvimento humano, e todo o talento que vem com ele, você estará selecionando seres completamente diferente, cerque-se de todos os cuidados necessários, diminua as margens de subjetividade na hora da comparação, a ética e a etiqueta profissional podem auxiliá-lo nesse processo.

Boa sorte!!

Tânia Loffredo

A tão cobiçada motivação.

A motivação é um assunto de interesse de gestores e funcionários. É vista como um dos pontos cruciais para uma melhor produtividade e uma maior qualidade de vida no trabalho, falaremos sobre este item tão olhando ao pé da palavra, se dividimos a palavra ao meio o que temos nada mais é que Motiva a Ação, Todo parceiro precisa de incentivos para produzir, quando você apenas remunera seus parceiros eles também apenas produzirão, esta produção nunca será espetacular ou mesmo uma produção acima da média.
Além do que está estipulado por lei, ou seja, trabalho em troca de remuneração, os gestores precisam motivar os seus parceiros. Esta motivação além de proporcionar uma maior produtividade e maior qualidade faz com que o turn-over seja menor.
Um parceiro motivado eleva o nome da empresa e entra em uma busca constante de novos conhecimentos, assim ele garante a sua permanência na empresa.
Todo o discurso acima é bonito mais como podemos motivar os nossos parceiros?
A motivação muitas vezes começa com coisas simples que acabamos esquecendo no dia a dia.
Muitas vezes a motivação pode surgir de uma simples palavra, “Parabéns” esta palavra está cada vez mais sumindo do vocabulário de nossos gestores, sempre que um funcionário ou uma equipe atinge um determinado resultado, ou mesmo esforça-se para alcançá-lo, nunca se esqueça de dar os parabéns, pois isto é fundamental para o encorajamento de qualquer ser humano.
Existem várias outras formas de motivar pessoas, as recompensas financeiras são sempre bem aceitas, porém ela pode vir junto com outros elementos que a potencializam, uma opção muito interessante são campanhas e desafios para alcançar determinado resultado.
Os gestores além de premiar os parceiros, precisam fazer com que eles estejam envolvidos e engajados na busca deste resultado e que permaneçam assim por um bom tempo.
Além das campanhas e desafios organizacionais os gestores podem aplicar dinâmicas de recreação, jogos empresariais, palestras, filmes, atividades físicas, passeios em grupo e outros, os gestores têm uma infinidade de recursos para motivar os seus parceiros.
O mais importante é sempre lembrar que um parceiro nada mais é do que um ser humano com vontades e desejos e estes não se resumem apenas a recompensas financeiras.
O estresse, a rotina e a pressão por resultados, são fatores de desmotivação, cabe ao gestor manter o ambiente de motivação, desafiador e agradável aos seus colaboradores, para que seus objetivos sejam alcançados de maneira efetiva. O gestor deve ter visão sensível, para detectar de onde vem esta desmotivação, pequenos detalhes podem transformar uma desmotivação, numa baixa produtividade , ou baixa na qualidade .


Marcos Costa

Jogos das charadas.


Materiais utilizados: Cartões com charas, espaço físico da própria empresa.

Tempo: 1 hora.

Quantidade de pessoas: não há um numero Maximo de participantes.

Intuito do treinamento: Trabalho em equipe para desvenda as charas e alcançar um determinado resultado, trabalhar sobre pressão e o mais importante descontrair a equipe e proporcionar aos membros da equipe integração com os demais participantes.

Procedimentos: São formados dois grupos com o mesmo numero de integrantes.
Obs. antes deste treinamento, utilizar a dinâmica relâmpago, para desfazer grupinhos. “Esta dinâmica esta disponível no livro S.O. S Dinâmica”.

Com os dois grupos reunidos são passadas as instruções: a um objeto escondido dentro da empresa à EQUIPE que o encontrar primeiro ganha um premio.
Para encontrar este objeto são passadas instruções na forma de charadas, cada uma dessas instruções levara o grupo a um determinado ponto da empresa onde eles encontrarão novas charas. Na ultima charada eles precisarão da ajuda do outro grupo, pois o restante da charada que leva ao objeto esta com o outro grupo.

Encontrado então o objeto se discuti cada ação tomada pelos grupos.
Logo em seguida é divulgado o premio “Algo que seja desfrutado pelos dois grupos”, pois foi preciso a participação de todos para encontrar o objeto.

Este Treinamento ou Dinâmica serve para demonstrar na pratica o que deve acontecer no dia a dia da equipe. Cada grupo pode trabalhar até separado mais no final se junta o resultado de todos para chegar ao objetivo final.

Opcional.
Observação final, Este termo de objeto escondido pode ser modificado para a parte essencial da empresa, então estas charadas podem levar a equipe para frente de um grande espelho, ou seja, a parte mais importante da empresa são seus colaboradores.



Marcos Costa

Pra esse eu tiro o chapéu.


Objetivo: motivação e elevação da auto-estima. Material: um chapéu e um espelho. Espaço: uma sala com cadeiras.

Duração: 30 minutos.


Numero de participantes: Não há um limite.

Procedimentos:

Com todos os participantes sentados, iniciam-se as instruções: um de cada vez deve se levantar e ir para frente da sala e pegar o chapéu. A tarefa é dizer por que ele tira o chapéu para esta pessoa (ele está se vendo refletido no espelho), mas não deve revelar para o resto da equipe, que é dele mesmo que está falando. Após todos terem participado cada um teve falar o que sentiu quando falou sobre ele mesmo na frente de todos.

O que se espera com esta dinâmica, é que um colaborador que vivencia uma situação de pressão, estresse, cansaço, seja capaz de "relembrar” suas qualidades e competências, elevando assim sua auto-estima e recuperando a motivação do grupo.

Tânia Loffredo

Desafio das Batatas.


Objetivo: Participar de um desafio onde as equipes devem planejar de forma compartilhada.

Aplicação: Treinamento e desenvolvimento de equipes, enfatizando o tema planejado.

Numero de Participantes: De 04 a 30 participantes, que trabalharão em times de 03 ou 04 pessoas.

Tempo necessário: 45 minutos.

Materiais Utilizados: Um pacote de batatas do tipo Chips, destas já prontas (selecione-as em tamanhos iguais).
Fita adesiva, fita métrica, vários materiais para empacotar, tais como: Algodão, pequenas caixas, embalagens para ovos. Para serem usados por todos os times.
Dicionário, régua, contador de tempo (relógio, etc.).

Preparação: Coloque a fita e os materiais de embrulho em uma mesa, localizando-os no centro da sala.
Distribua as batatas para os times. (a mesma quantidade para todos os grupos).

O objetivo de cada equipe será fazer um pacote para enviar suas batatas sem nenhum dano à mesma (amassa-las, quebra-las, etc.). Todos deverão partilhar do mesmo material. A embalagem ou embrulho devera passar por um teste; ela será sacudida e um dicionário será colocado a uma altura de 15 cm do pacote e será deixado cair sobre ele. Todos os times terão vinte minutos para completar o projeto.
Faça sinal para o inicio. Cronômetro a atividade em vinte minutos, faltando 02 minutos para o final, avise-os. Depois de 20 minutos, paralise a atividade.

Pegue todas as embalagens/pacotes sacudindo-as, e deixe o dicionário cair sobre todas. Verifique para ver se as batatas quebraram.

As equipes devem discutir isoladamente e depois participar de um plenário apresentando suas conclusões.

Roteiro de sugestão:
Como vocês planejaram a atividade?
Como avaliam o resultado final do trabalho?
Que mudanças vocês fariam se fosse realizar o desafio novamente?
Que semelhanças tem esta atividade com a realidade empresarial?
Que aprendizado vocês tiraram do exercício?

Neste momento o facilitador poderá reforçar os aspectos relativos ao trabalho em equipe, tais como: Criatividade e inovação na resolução de problemas, planejamento, uso de recursos disponíveis.

Livro: All together now!
Autor(a): Lorraine L. Ukens.

Cesta de frutas.


Objetivo do Jogo: Propiciar a integração dos participantes de um novo curso ou laboratório, Estimular a cooperação, criatividade e descontração de todos.

Propósito: Esta dinâmica tem o propósito de descontrair, desbloqueando e estimulando a criatividade das pessoas e do grupo, por gerar oportunidades para a flexibilidade e originalidade dos participantes, também busca a melhoria na comunicação entre os participantes e cria um ambiente lúdico e saudável.

Recursos: Uma caixa, tiras de papel em número suficiente para os participantes, lápis ou caneta, sala ampla com cadeiras colocadas em semicírculo.

Número de Participantes: Máximo de 30 pessoas.

Duração: Em geral, o tempo varia conforme o número de participantes, isto é, para um grupo de 30 pessoas, o tempo estimado é de 30 a 45 minutos, no máximo, para a 1a e 2a fases, mais 15 a 20 minutos para a representação final.

Etapa 1 facilitador inicia o trabalho com uma atividade de dança circular ou outra similar.
Solicita para que todos se assentem, enquanto distribui as tiras de papel - uma para cada participante. Pede para cada pessoa escrever na tira de papel o nome de uma fruta de sua preferência, e, ao terminar cada um deve colocar o papel escrito na caixa que se encontra no centro da sala. Em seguida o facilitador recolhe todos os papéis, e faz a leitura, para verificar quais são as frutas da preferência do grupo, se há repetições, e, propõe as regras da dinâmica.

Etapa 2 Redistribuir os papéis com os nomes das frutas para cada participante.
A tarefa para os participantes agora é a seguinte: Cada participante deve criar um gesto e um som para a sua fruta, procurando fazer gestos bem amplos, descontraídos inusuais e pouco comuns em seu dia a dia – para apresentar para todos do grupo.

O Facilitador diz:
a) Toda vez que eu apontar para uma pessoa, esta deverá ficar em pé, ir para o centro do círculo, dizendo o seu nome no mínimo 3 vezes, e ao chegar ao centro - fazer sua representação e trocar de lugar com um outro participante.

b) Ao fazer isto deve dizer uma tarefa para este colega executar, enquanto ele muda para um outro lugar.

c) Quando eu disser cesta , todos devem trocar de lugar , fazendo os sons de suas frutas, mas....sem pressa

d) Deve salientar que não há necessidade de se ter pressa nesta troca de lugares, respeitando o outro e apreciando o seu som.

e) Estimule os participantes a não repetir gestos ou sons

Etapa 3 Quando todos já tiverem realizado o exercício, o Facilitador, solicita que "as frutas" se reúnam em grupos de 4 ou de 6 pessoas para criar o "Coral Fruto - Cooperação "
Este é um momento de criatividade e de descontração para todos e de grande alegria no grupo.
Para esta fase dar o tempo de 10 minutos, no máximo, para preparar o Coral e apresentar em 5 minutos.

Etapa 4 Ao final ler um texto ou poema sobre cooperação / comunicação refletindo sobre o exercício realizado.
Dicas:
Este exercício pode também ser usado como vitalizador durante as atividades, treinamentos, laboratórios, especialmente quando o grupo estiver cansado, ou sentado durante muito tempo.
Como variação pode-se solicitar que os participantes desenhem a fruta em lugar de escrever.
Também podemos usar outros estímulos tais como objetos que tenho na minha casa, instrumentos musicais, animais em lugar da cesta das frutas.
Caso isto ocorra, logicamente, muda-se o nome da dinâmica para Objetos falantes, Sonorizando , Zoo de idéias - são nomes que geralmente utilizo.
Pode ocorrer de se ter algumas frutas repetidas.Quando isto acontecer, o facilitador deve ficar atento para colocar no final do exercício estas pessoas juntas, para fazerem a coreografia desta fruta comum, cada um utilizando-se de sons e gestos bem diferentes.
Um participante poderá ir várias vezes ao centro, quando trocar de lugar.
Incentive os participantes para não repetir gestos e sons


Revista: Jogos Cooperativos
Autor (a): REGINA C. CHASSIM DRUMOND