domingo, 12 de abril de 2009

A importância da dinâmica no processo seletivo.

Ao procurar uma oportunidade de trabalho o candidato se dispõe a ser “testado”, dentro da visão da empresa que procura um bom profissional para o preenchimento da vaga. Dentro desta disponibilidade, uma boa maneira de “testar” este candidato são as dinâmicas de grupo.
Nas dinâmicas podemos observar várias características do candidato, como por exemplo, como ele se porta em grupo, flexibilidade, atitudes diante de situações conflitantes, ética, etc. Porém, o processo da dinâmica exige do selecionador, sensibilidade, olhos totalmente imparciais, para observar de maneira coerente, e fica bem claro que a dinâmica não garante total acerto, e não deve ser usada como única ferramenta para seleção.
As dinâmicas devem ser direcionadas ao perfil do cargo a ser preenchido, possibilitando ao selecionador, observar o candidato de maneira objetiva.
Dentro do contexto das dinâmicas existem varias categorias, cada tipo de dinâmica esta voltada a obter um comportamento dos participantes. Entre as categorias então as dinâmicas de avaliação, motivação, integração, dinâmicas de apresentação e conhecimentos.
Alem das dinâmicas, existem os jogos empresariais, estes jogos em sua maioria têm o intuito de avaliar ou passar informações mais sempre com elementos de descontração e atividades físicas. De acordo com o motivo da solicitação de uma dinâmica o Gestor responsável por esta elaboração ou aplicação pode aplicar no lugar de uma dinâmica um jogo empresarial voltado mais a descontração da equipe, este pode ser incorporado a um treinamento ou a uma palestra.

Tânia Loffredo

Panela de pressão

Material: bola plástica pequena

Espaço: sala com cadeiras e ambiente agradável

Tempo estimado: 40 minutos

Objetivo: Observar como cada um age diante da pressão do tempo, o poder de persuasão, auto-estima, controle emocional, motivação, coletividade, comprometimento.

Procedimentos.
Formar grupos de até cinco integrantes, cada grupo receberá uma bola, a missão é: a bola é uma panela de pressão prestes a estourar, o grupo deve entrar num acordo para ver quem vai segurar a panela, quem ficar com a panela deverá escolher duas pessoas das outras equipes para segurar a panela no lugar dele ele terá 15 minutos para decidir quem ira segurar a panela no seu lugar, em contra partida os integrantes do seu grupo terão mais 15 minutos para convencê-lo de que são capazes de ajudar a segurar a panela e impedir que ela estoure.

Tânia Loffredo

Crise Mundial

Numero de participantes: sem limites.

Aplicação: Processo seletivo.

Materiais utilizados: papel, caneta, lápis.

Duração: 02 horas, “essa duração pode exceder de acordo com o numero de equipes”.

Procedimentos.
Os cândidos presentes devem ser divididos em grupos de ate 06 integrantes.
Cada grupo recebera uma ficha com um seguimento de mercado, a equipe deve criar uma empresa de acordo com o seguimento que ela recebeu.
Cada integrante do grupo terá um cargo nesta empresa, como o momento é de crise a empresa esta passando por dificuldades e deve reduzir o seu quadro de funcionários pela metade o grupo deve decidir qual funcionário vai demitir e porque este funcionário será demitido, caso a equipe decida em não demitir nenhum funcionário deve explicar porque e qual a sua estratégia para superar a crise.
Cada integrante da empresa deve se apresentar e descrever suas atribuições e importância na empresa.
Enquanto a equipe expressa as suas decisões e estratégias os grupos que estão acompanhando a apresentação podem criticar ou mesmo fazer perguntas sobre as decisões tomadas.

Os grupos terão 30 minutos para criar a empresa, distribuir os cargos e formular as estratégias.

Objetivos. Avaliar o conhecimento de cada participante, a capacidade de trabalho em equipe e trabalho sobre pressão, identificar os participantes mais comunicativos e lideranças.


Marcos Costa

Bexigas sugestivas

Materiais Utilizados: Bexigas, papeletas e canetas.

Numero de participantes: 20 pessoas

Duração: não há tempo estipulado

Aplicação: Equipe sem produtividade e indisciplinada

1° Passo: Equipe indisciplinada
As normas internas devem ser do conhecimento de todos os parceiros da empresa, se possível esta interação com as normas deve ser feita no momento em que o novo parceiro esta na fase de integração.
Estas normas podem ser passadas por meio de uma palestra ou mesmo por meio de um vídeo contendo as normas e regulamentos internos, após cada parceiro ter conhecimento destas normas pede para que eles assinem uma declaração confirmando que as normas foram passadas e que eles estão de acordo.
Caso a empresa não tenha disponibilizado este conteúdo ao parceiro no momento da sua integração, estas normas podem ser passadas neste treinamento, antes de dar inicio ao treinamento o facilitador repassa as normas internas.

Procedimentos.
Reúne-se o grupo em uma sala e entrega a cada participante um pedaço de papel caneta ou lápis e uma bexiga.
Obs. As bexigas devem ser da mesma cor.
Cada participante deve escrever neste papel uma critica sugestão ou elogio sobre uma pessoa da empresa, pode ser sobre o gerente, supervisor, parceiro de trabalho ou mesmo sobre a empresa, não e preciso se identificar porem cada parceiro só pode escrever uma vez e somente direcionado a uma pessoa ou setor.
Após cada participante expressar sua opinião pede para que eles as coloquem dentro das bexigas e as encham, as bexigas então são recolhidas e misturadas.
È formado então um circulo com todos os participantes entrega-se um dos balões contendo uma opinião, em seguida coloca-se um musica.
Cada participante deve pegar o balão e passar para a pessoa que estiver ao seu lado, quando a musica para a pessoa que estiver com o balão deve escolher outro participante e fazer um ELOGIO a ele, a pessoa entrega então o balão a quem recebeu o elogio que deve estourar o balão e ler a critica ou sugestão, discuti se então o assunto contido no balão.
Após discutir o assunto a brincadeira recomeça até que todos tenham participado e não reste nenhum balão.
Obs. Cada participante só poderá ler e receber o elogio um (01) vez, caso um dos participantes escolha uma pessoa que já recebeu o elogio este participante deve receber um punição escolhidas pelos outros participantes.
Após o termino da brincadeira são feitos os últimos comentários e tiradas todas as possíveis duvidas.

Este treinamento da oportunidade para que cada parceiro de sua opinião critica, alem de proporcionar um momento de descontração.
Muitas vezes a falta de produtividade dos parceiros de uma organização se da à insatisfação deles com a própria administração da organização.

Marcos Costa

O Que Você Faria???

Resumo: Os participantes analisam quais as habilidades que utilizariam em diversas situações problemáticas.

Objetivos: Assertividade, auto-revelação.

Materiais: Cartões preparados (mais de um por participante).

Tempo: 40 minutos. Procedimento:

1. Forme um círculo com os participantes e entregue a cada um um cartão, virado para baixo. Explique que eles podem ficar com o cartão que receberam ou trocá-lo por um outro, se quiserem.
2. Diga que cada um irá ler a situação.descrita no seu cartão, e sugerir como lidaria com ela. O grupo poderá pedir esclarecimentos.
3. Percorra o círculo, dando a cada participante a sua vez.
4. Ao processar as respostas, preste atenção quando disserem "depende".Depende de quê? O que isso demonstra sobre as preocupações da pessoa que responde assim? Dependeria de outras coisas para os demais participantes?
Variações:
1. As situações podem ser obtidas dos participantes durante uma fase anterior do treinamento. Num programa sobre trabalho em equipe, você pode escolher situações diretamente relacionadas à função da equipe.
2. Numa segunda rodada, peça aos demais para adivinharem a resposta do participante, antes de ele dizê-la.

Situações Para os Cartões:
Você é acusado pelas autoridades de ter roubado dinheiro, mas sabe que é inocente.
Você suspeita que um paciente na sua enfermaria está tendo um caso com uma enfermeira.
Você vê dois jovens dando uma surra num policial.
Você vê dois policiais dando uma surra num jovem.
Um amigo lhe oferece um casaco muito fino a um preço ridículo, e você , suspeita que pode ser roubado.
Você está estacionando seu carro numa garagem escura, tarde da noite. Não há ninguém mais por ali, mas você vê alguém se escondendo nas sombras.
Seu irmão ou irmã lhe revela que é homossexual.
Você está voltando de uma festa, tarde da noite, e a polícia lhe pede para ver seus documentos. Você tomou alguns drinques.
Você vê alguém furtando mercadorias numa loja.
Você percebe que o filho de seu vizinho freqüentemente sai para a escola machucado e chorando.
Você suspeita que seu chefe é viciado em drogas.
Sentado num bar, numa cidade estranha, você é abordado por uma prostituta.
Você vê um mendigo caído na calçada. Todas as pessoas o ignoram.
Sua casa está em chamas. Você tem tempo para salvar apenas duas coisas.
Você viu uma cena no estacionamento da empresa que lhe deu a entender que alguém de nível hierárquico acima do seu mas de outro departamento, está aceitando suborno.
Um amigo lhe deve metade de um almoço, num restaurante caro, ao qual vocês foram juntos. Ele prometeu lhe pagar na semana passada, mas parece estar evitando você.
Um colega de trabalho, não muito íntimo, lhe confidencia que é HIV positivo.

Você me ama?

A quem se destina:
Pessoas que já convivam há certo tempo.

Matériais Utilizados: Nenhum

Tempo estimado: Depende do numero de participantes.

Objetivo: Recreação, atenção e reforçar as amizades.
Procedimentos.

a) Todos sentados em circulo, pedir um voluntário e retirar a cadeira dele. Esse voluntário deverá perguntar a alguém do circulo o seguinte: Você me ama? A pessoa interrogada responderá: Sim, amo você. O voluntário pergunta: Por quê? O outro responderá alegando alguma coisa que o voluntário usa: Ex.: Porque você usa óculos.

b) No momento em que disser que ele usa tal coisa, todos do circulo que estiverem usando também, deverão mudar de lugar, inclusive o voluntário.

c) O participante que ficar sem cadeira reinicia a brincadeira, dirigindo-se a outra pessoa: “você me ama?” “Sim, amo você”. “Por quê?” “ Porque você está usando tênis” e assim por diante.

“S.O.S. Dinâmica de Grupo”
Autores: Albigenor e Rose Militão.

Perdidos no deserto.

Materiais utilizados: Folhas para as anotações, lápis ou caneta.

Tempo: 50 minutos

A quem se destina: Esta dinâmica foi adaptada de um teste utilizado pela NASA para avaliar a capacidade de superação de seus potenciais candidatos a astronautas em situações difíceis e inusitadas.

Procedimentos.
Você esta em um vôo de aproximadamente 05 horas de duração. Sai do ponto de partida as 09:00 horas da manha. No meio do caminho o piloto anuncia que desviou da rota aproximadamente 150 km e que está em serias dificuldades.
Em seguida o avião cai em um deserto e todos os tripulantes morrem. Somente os cem passageiros sobrevivem. Ao olhar-se do alto o avião se confunde com a área do deserto. Sua missão é salvar todos os passageiros. No avião todo quebrado, você encontra os seguintes utensílios:
03 bússolas, 100 garrafas de água, 100 óculos escuros, 100 pacotes de sal, 30 canivetes, 1 grande lona cor de areia, 50 cobertores, 1 espelho de maquiagem, 2 mapas da região e 100 latas de comida.
Descreva em poucas palavras a sua estratégia de ação para salvar a todos. Enumere em ordem decrescente de prioridade os objetos acima relacionados que serão utilizados nesta missão de salvamento, sendo o n° 1 o mais importante e o n° 10 o menos importante.
Resposta.
Em termos aéreos, 150 km representa poucos minutos, em pouco tempo o avião será encontrado. Rapidamente será sentida a falta do avião, no Maximo em 05 horas, que era o tempo previsto para o vôo, as buscas começarão.
A estratégia é: Manter todos juntos, próximos do avião, e aguardar o socorro. Estar preparado para orientar o resgate e manter a sobrevivência por um período maior, se for necessário.

O quadro a seguir estabelece a utilidade de cada um dos objetos para esta situação especifica:

Óculos, Sem utilidade praticamente. Se fosse na neve ele protegeria a visão.
Bússola, Idem, já que todos devem ficar próximo ao avião.
Sal, Extremamente prejudicial a saúde, sal e sol é uma mistura explosiva.
Canivete, sem Utilidade aparente.
Água, Útil, mais o ser humano sobrevivem alguns dias sem ela.
Cobertor, À noite no deserto o frio facilmente atinge a temperaturas abaixo de zero.
Lona, Útil, para proteger do sol escaldante do dia.
Espelho, extremamente importante para dar sinal em caso de aproximação de socorro.
Comida, Útil, mas dispensável uma vez que o socorro devera chegar em breve.
Mapa, Desnecessário, uma vez que todos deverão permanecer juntos aguardando o socorro.

Assim, a ordem mais ou menos correta é:
1 Espelho
2 Lona
3 Cobertor
4 Água
5 Comida
6 Canivete
7 Óculos
8 Bússola
9 Mapa
10 Sal


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