domingo, 12 de abril de 2009

Bexigas sugestivas

Materiais Utilizados: Bexigas, papeletas e canetas.

Numero de participantes: 20 pessoas

Duração: não há tempo estipulado

Aplicação: Equipe sem produtividade e indisciplinada

1° Passo: Equipe indisciplinada
As normas internas devem ser do conhecimento de todos os parceiros da empresa, se possível esta interação com as normas deve ser feita no momento em que o novo parceiro esta na fase de integração.
Estas normas podem ser passadas por meio de uma palestra ou mesmo por meio de um vídeo contendo as normas e regulamentos internos, após cada parceiro ter conhecimento destas normas pede para que eles assinem uma declaração confirmando que as normas foram passadas e que eles estão de acordo.
Caso a empresa não tenha disponibilizado este conteúdo ao parceiro no momento da sua integração, estas normas podem ser passadas neste treinamento, antes de dar inicio ao treinamento o facilitador repassa as normas internas.

Procedimentos.
Reúne-se o grupo em uma sala e entrega a cada participante um pedaço de papel caneta ou lápis e uma bexiga.
Obs. As bexigas devem ser da mesma cor.
Cada participante deve escrever neste papel uma critica sugestão ou elogio sobre uma pessoa da empresa, pode ser sobre o gerente, supervisor, parceiro de trabalho ou mesmo sobre a empresa, não e preciso se identificar porem cada parceiro só pode escrever uma vez e somente direcionado a uma pessoa ou setor.
Após cada participante expressar sua opinião pede para que eles as coloquem dentro das bexigas e as encham, as bexigas então são recolhidas e misturadas.
È formado então um circulo com todos os participantes entrega-se um dos balões contendo uma opinião, em seguida coloca-se um musica.
Cada participante deve pegar o balão e passar para a pessoa que estiver ao seu lado, quando a musica para a pessoa que estiver com o balão deve escolher outro participante e fazer um ELOGIO a ele, a pessoa entrega então o balão a quem recebeu o elogio que deve estourar o balão e ler a critica ou sugestão, discuti se então o assunto contido no balão.
Após discutir o assunto a brincadeira recomeça até que todos tenham participado e não reste nenhum balão.
Obs. Cada participante só poderá ler e receber o elogio um (01) vez, caso um dos participantes escolha uma pessoa que já recebeu o elogio este participante deve receber um punição escolhidas pelos outros participantes.
Após o termino da brincadeira são feitos os últimos comentários e tiradas todas as possíveis duvidas.

Este treinamento da oportunidade para que cada parceiro de sua opinião critica, alem de proporcionar um momento de descontração.
Muitas vezes a falta de produtividade dos parceiros de uma organização se da à insatisfação deles com a própria administração da organização.

Marcos Costa

Nenhum comentário: