domingo, 3 de maio de 2009

Por que aplicar uma avaliação de desempenho?

A partir do momento que um novo parceiro começa a contribuir na organização com suas habilidades, conhecimentos e atitudes, este deve ser avaliado.

A avaliação do desempenho do novo parceiro serve para a empresa saber se este parceiro esta cumprindo o propósito para o qual foi contratado e para que ele também saiba se esta alcançando os resultados que a empresa espera dele.

Para avaliar os parceiros da organização os gestores devem planejar previamente os critérios desta avaliação, escolher os parceiros que participarão desta avaliação e passar a estes parceiros o intuito da avaliação.

Com a avaliação de desempenho concluída os resultados devem ser passados aos participantes para que eles melhorem os resultados ou os superem.

Quando um parceiro passa por uma avaliação é normal que este fique ansioso ou mesmo estressado por participar, por este motivo que este deve ser previamente avisado de sua participação.

Existem vários modelos de avaliação de desempenho, um que esta ganhando cada vez mais espaço é a avaliação de desempenho 360°.

A avaliação 360° da ao condutor da avaliação uma visão ampla e completa sobre o parceiro que esta sendo avaliado, pois este parceiro será avaliado por todas as pessoas que participam ativamente do seu dia a dia dentro da empresa e assim conseqüentemente participam do seu desempenho, na avaliação 360° as informações vem de todos os lados e direções e por este motivo e uma avaliação muito mais rica e completa de conteúdos. Em uma avaliação de cima para baixo as informações vem somente de pessoas hierarquicamente superiores ao avaliado, todas as outras pessoas que tem participação direta com o seu desempenho ficam de fora.

A avaliação 360° ganha cada vez mais espaço dentro das organizações por este motivo, mais independente do tipo de avaliação a ser utilizada, o importante e aplicar a avaliação com o intuito de melhorar a participação do parceiro e dar um feedback a ele sobre os seus resultados.

Marcos Costa

Avaliação de Desempenho.

Avaliação de desempenho 360° com quatro pontos fundamentais.
Resultados
Cumprimento de horários e normas internas Comprometimento com a equipe
Busca por novos conhecimentos
Esta avaliação e uma espécie de avaliação 360°, pois o parceiro será avaliado por todas as pessoas que participam ativamente do seu setor.
Todos os itens terão uma planilha com notas de cinco (05) a dez (10) que serão dadas pelas pessoas que o avaliaram, abaixo da planilha de cada item terá um campo em branco para comentários finais sobre o tema.
Esta avaliação proporciona uma visão geral sobre o funcionário, o mais importante é que por se tratar de uma avaliação 360° grau todas as pessoas envolvidas com o seu setor o avaliaram, permitindo assim opiniões adversas sobre o mesmo funcionário.
Todo parceiro que é submetido a uma avaliação de desempenho deve ter um feedback, para que ela possa melhorar o seu desempenho nos pontos em que ela não foi bem.
Esta avaliação dever ser iniciada no mês de janeiro ou assim que o novo parceiro passar pelo período de integração.
O resultado da avaliação e passado ao avaliado mensalmente e individualmente.
Sempre no final do ano ou a cada seis (06) mês o parceiro recebe um gráfico constando a sua nota a cada mês, isto serve para que o parceiro tenha uma noção mais ampla do seu desempenho.
Esta avaliação proporciona maior interação entre parceiros e gestores.
O avaliado tem uma visão geral sobre o seu desempenho.
Marcos Costa

Lima e Limão

Resumo: Exercício de apresentações, usando frutas para introduzir a questão dos preconceitos.

Objetivos: Formação de equipes. Apresentações. Atributos.

Materiais: Frutas frescas (limas ou limões) para cada participante.

Tempo: 20minutos.

Procedimentos:
1. Entregue uma fruta a cada participante e diga-lhe para "conhecer bem a sua fruta".
2. Peça para cada participante escolher um parceiro e apresentar a sua fruta àquela pessoa, contando o que tiver descoberto a respeito da mesma.
3. Divida os participantes em dois grupos, Limas e Limões, conforme a fruta de cada um.
Coloque-os em salas separadas, e peça para pensarem nas diversas maneiras em que a sua fruta é "melhor" que a do outro grupo.
4. Reúna novamente os dois grupos e peça que cada grupo, por sua vez, explique porque a sua fruta é melhor.
5. Se for relevante, fale rapidamente sobre a natureza dos preconceitos e a teoria dos rótulos. Observe que, se comparados a outras frutas, os limões e as limas são muito mais parecidos do que diferentes. Reconcilie os grupos pedindo que os participantes espremam suas frutas e façam um refresco para tomar depois.Comentário: Pode-se encontrar uma boa introdução à psicologia da pessoa-percepção em Uoyd & Mayes, 1984, pp. 629-39.Foram escolhidos limões e limas porque são duas frutas externamente parecidas. Além disso, não se corre o risco de elas serem comidas pelos participantes durante a primeira fase do exercício.Variação: Pode-se separar as duas fases do exercício, ou usar apenas uma, se isso atender melhor aos objetivos de treinamento.

Dicas de Saúde e Segurança no Trabalho.

Facilmente uma bactéria ou vírus passa das mãos para a boca, podendo a partir daí contaminar o organismo. Lavar as mãos é uma barreira eficaz contra esta invasão de germes.

Este gesto de higiene pode fazer muito pela saúde – a nossa e a dos outros. Há situações em que é fundamental pô-lo em pratica:
● Antes de manipular alimentos
● Antes de uma refeição
● Depois de usar uma casa de banho
● Depois de tocar em animais, mesmo sendo de estimação.
● Depois de espirrar, tossir e de assoar.
● depois de uma atividade no exterior.
Para que a higiene seja eficaz devemos respeitar algumas regras simples:
● Use água morna ou corrente
● Use sabonete, esfregando durante 5 a 10 segundos, dorso com dorso, palma com palma, insistindo nos espaços entre os dedos e debaixo das unhas e sem esquecer os pulsos;
● Passe bem por água até desaparecer o sabonete;
● Seque bem com uma toalha limpa;
● Nos espaços públicos use apenas toalhas descartáveis;
● O gel anticéptico é também uma boa forma de eliminar germes.
Lavar as mãos deve ser uma rotina, antes e depois de atividades quotidianas.

Dicas de Segurança no uso de Tesouras, Estiletes e Guilhotinas.

(1) Cuidado ao usar tesouras, com ou sem pontas. Preste atenção no serviço que esta fazendo.
(2) Use estilete somente com extrema necessidade. Prefira tesouras ou guilhotinas.
(3) Ao utilizar a guilhotina sempre proteja a mão de apoio sobre a trava de delimitação do corte. Caso não saiba utilizar solicite auxilio.
(4) Após o uso da guilhotina nunca deixe a faca levantada, isto pode causar acidentes.
Segurança e saúde sempre em primeiro lugar

Antonio Souza

Salário Maternidade

O salário-maternidade é um benefício que todas as trabalhadoras que contribuem para a Previdência Social têm direito durante o período de licença maternidade (120 dias).
As mães adotivas também tem direito a este benefício e será concedido durante os seguintes prazos:
120 dias para crianças adotadas com até 1 ano de idade;
60 dias para crianças adotadas com 1 a 4 anos de idade;
30 dias para crianças adotadas com 4 a 8 anos de idade.
O salário-maternidade será concedido a todas as trabalhadoras empregadas, empregadas domésticas e trabalhadoras avulsas, independente do tempo de contribuição, desde que comprovem a filiação na data do afastamento ou na data do parto.
Contribuinte facultativa e individual, precisam de pelo menos dez contribuições para adquirir o benefício.
Em caso de aborto espontâneo ou previsto em lei, a trabalhadora receberá o salário-maternidade por duas semanas.
O valor do salário maternidade, que será consedido a partir do oitavo mês de gestação ou data do parto, é de:
Empregada: que recebe remuneração fixa, receberá o valor intergral do salário mensal e, se o salário é variável, irá receber o equivalente à média dos dois salários anteriores. O salário-maternidade, nestes casos será pago pela empresa empregadora.
Trabalhadora avulsa: receberá o valor equivalente ao último mês de trabalho;
Empregada doméstica: o benefício mensal será equivalente ao último salário de contribuição;
Trabalhadora Rural: o valor a ser pago, mensalmente, será equivalente a um salário mínimo;
Contribuinte individual e facultativa: o salário-maternidade será igual 1/12 da soma dos 12 últimos salários de contribuição.
O salário-maternidade deve ser requerido pelas mães adotivas, empregadas domésticas, contribuintes individuais e facultativas, numa Agência de Previdência Social ou através do site www.dataprev.gov.br/servicos/salmat/salmat.htm.