domingo, 21 de junho de 2009

Consultoria de Recolocação Profissional, Outplacement e Headhunting

Recolocação profissional, em geral, caracteriza a atividade de consultoria que objetiva oferecer apoio e orientação para facilitar o processo de recolocação profissional no mercado de trabalho. Como pessoa física, você contrata esses serviços e arca totalmente com os seus custos, estando empregado ou não.
Já a consultoria de outplacement, indica que a empresa que demite o profissional deseja auxiliá-lo em sua busca de uma nova recolocação.Para tanto, a empresa demissora contrata os serviços de uma consultoria e , nesse caso os custos são todos da empresa, você não paga nada.
O headhunter, também conhecido como caça-talentos, é um consultor cujo trabalho se resume em recrutar e selecionar, no mercado, profissionais para uma determinada empresa que contratou os seus serviços, segundo um conjunto de características, perfil do cargo determinado pela organização contratante.É o outro lado da mesa. Nesse caso, um headhunter poderá perfeitamente buscar o profissional que necessita em alguma empresa de recolocação ou outplacement.
Alguns conselhos importantes:
• Desconfie daquelas empresas que exigem a cobrança de uma taxa para que você participe de processos de seleção enquanto candidato.
• Fuja daqueles consultores que prometem tudo rapidamente, bastando assinar um contrato para que você obtenha a vaga ou a possibilidade de participar de alguma entrevista naquela empresa dos seus sonhos, com salário de marajá. Não assine nada na hora.Volte pra casa, faça as consultas necessárias.Reflita ,não tenha pressa.
• Saiba que nenhuma empresa de recolocação tem o poder de abrir vagas em outras empresas, nem indicá-lo de forma diferenciada para que somente você seja o escolhido. Cuidado com promessas de entrevistas e recolocação rápida, lembre-se , o mercado não está fácil para ninguém.
• Pergunte tudo sobre a empresa e sobre os consultores que irão atendê-lo. Experiência na área, formação, cursos de desenvolvimento etc.
• Faça tudo isso e prepare-se para um trabalho duro,pois outra característica de uma boa empresa de recolocação é justamente fazer com que seu cliente seja o grande mentor do seu próprio sucesso, trabalhando com foco, seriedade e determinação.

Fonte: site www.rhportal.com.br
Tânia Loffredo

Diminuição do tempo ao volante para caminhoneiros e motoristas de ônibus em rodovias.

O projeto que limita o tempo de direção ininterrupta dos motoristas de caminhão e ônibus em rodovias é aprovada pelo Plenário da Câmara após 13 anos da proposta ser apresentada, agora seguirá para sansão do Presidente Lula.

De acordo com as novas regras os motoristas devem descansar no minimo 30 minutos depois de 04 horas de direção, esse período pode ser prorrogado por mais 01 hora para que o motorista possa chegar em um local adequado para este descanso. Após o descanso o motorista pode dirigir por mais 04 horas.

A jornada de trabalho é de 09 horas. De acordo com o Art. 66 da CLT. Deve haver um período minimo de 11 horas de descanso consecutivas entre 02 jornadas de trabalho.

A proposta é muito interessante. A diminuição do tempo de direção trará conseqüências diretas ao numero de acidentes provocados por excesso de direção e falta de descanso, porem, como será feita esta fiscalização?

Mauricio Mendez

Como se sentar e levantar-se no seu local de trabalho

Qual a posição adequada para se sentar?

● Mantenha a cabeça reta.
● Mantenha as coxas paralelas ao chão, os joelhos devem formar um ângulo de 90° e devem ficar a cima da sua anca. Os pés devem estar completamente apoiados no chão. Caso necessário use um apoio para os pés.
● Utilize uma cadeira com um bom apoio lombar. Para obter um apoio adicional, pode utilizar uma pequena almofada ou uma toalha enrolada para a normal curva das costas. Deixe 2 ou 3 cm de distância entre a parte de trás dos joelhos e o bordo do assento.


Se utilizar um computador:

● O monitor e o teclado devem estar diretamente a sua frente.
● Quando usar o teclado mantenha os cotovelos dobrados em um ângulo de 90°.
● A parte superior do monitor deve estar ao nível dos olhos ou um pouco a baixo.
● É importante fazer pausas durante o dia de trabalho, evitar ficar sentado por mais de 1 hora seguida. Sempre que possível descanse ou caminhe por 1 a 2 minutos.


Segurança e saúde sempre em primeiro lugar.

Antonio Souza

Fatores que influenciam na elaboração do salario.

O salario é a contraprestação percebida pelo empregado decorrente das atividades exercidas ao empregador.

O salario tem caráter alimentar e deve ser capaz de suprir varias necessidades do funcionário, quando a empresa está preparando seu plano de cargos e salarios ela sofre interferências internas e externa que afetam diretamente na composição do salario.

Fatores Internos:

Níveis Hierárquicos, o funcionário deve receber de acordo com as suas atribuições.
Este item é de suma importância para motivar o funcionário a buscar o crescimento.

Desempenho e capacidade, o salario pode ser modificado de acordo com a capacidade e desempenho do setor ou do empregado.

Competitividade do organização, uma salario acima da media de mercado mantem os parceiros e atrai profissionais capacitados.

Fatores externos:

Legislação, a Constituição Federal em seu Art. 7 inciso V diz que, o funcionário deve receber de acordo com a extensão e a complexidade do cargo.

Concorrência de mercado, a empresa deve sempre manter o seu salario no nível ou acima do mercado.

Situação do mercado de trabalho, de acordo com a demanda de profissionais capacitados para exercer a função as empresas podem aumentar ou diminuir o valor do salario.

Estes fatores interferem diretamente na elaboração do salario, um bom plano salarial é aquele que consegue manter um equilíbrio entre os fatores internos e externos.

Salario X remuneração.

O salario é parte integrante da remuneração, salario é a parte fixa da remuneração e o valor estipulado no contrato de trabalho.

A remuneração é composta de todas as parcelas que o funcionário percebe decorrente da sua prestação de serviços.

Elementos que compõem a remuneração:

Salario.
Adicionais (insalubridade, periculosidade etc).
Horas extras.
Comissões, gorjetas e outras.

O salario tem caráter alimentar e não pode ter descontos, salvo os previstos em lei.

Marcos Rios

O estresse como diferencial no desempenho!

O estresse é sempre visto como um vilão na nossa vida, quase todas as coisas ruins que acontecem com a nossa saúde ou mesmo com o nosso desempenho é classificado como frutos do estresse, mais até que ponto isto e verdade. Antes de discutirmos sobre essa veracidade vamos conhecer um pouco mais sobre o estresse.
Existem dois tipos de estresse, o bom e o ruim. O estresse mais conhecido e falado é o ruim.
Este tipo de estresse é aquele que leva as pessoas a perder o sono a terem gastrite e ficarem mal humoradas, este tipo de estresse é adquirido quando nos deparamos com situações em que nos sentimos encurralados, sem saída, estas situações são encontradas diariamente no trabalho no transito ou no conviveu familiar. Quando somos expostos a esse tipo de estresse o corpo passa a produzir menos Imunoglobulinas esta é a primeira linha de defesa do corpo contra as doenças.
Um outro tipo de estresse é o bom estresse, este tipo de estresse é o menos conhecido.
O bom estresse é essencial para a sobrevivência do ser humano é ele que leva as pessoas a desafiarem suas limitações e superarem metas e medos, o bom estresse ao contrario do mal estresse aumenta a produção da imunoglobulinas dando a pessoa uma maior proteção.

Mais o que realmente é o bom estresse?

O bom estresse é aquele que sentimos quando somos desafiados a fazer algo que esta fora das nossas capacidades normais, superar desafios.
Exemplos: quando somos desafiados a fazer um projeto em um curto tempo ou quando recebemos novas atribuições e responsabilidades.
Quando nos deparamos com estes tipos de situações, na maioria das vezes nos saímos muito bem e a sensação ao final é maravilhosa.
Se não existisse o estresse a vida seria sem desafios, viveríamos em uma rotina desesperadora e provavelmente não seriamos o que somos hoje.


Referencia Bibliográfica: Viva o estresse.
Autor: Barry Lenson


Mauricio Mendez

Criatividade é o diferencial.

Materiais utilizados: Revistas, Cola, Durex, Tesouras, Canetas e Papeletas contendo nomes de cidades.

Tempo: 40 Minutos.

Numero de Participantes: 20 pessoas.

Aplicação:

Os participantes devem formar grupos de 5 integrantes, cada grupo recebera uma papeleta contendo o nome de uma cidade.

Cada grupo deve elaborar uma colagem estratégica para vender uma determinado produto para os moradores da cidade que receberam.

Os produtos devem ser escolhidos ou elaborados pelos integrantes das outras equipes, esses produtos devem ser conflitantes com o contexto da cidade.

Exemplos:

Bahia, Aquecedor.
Minas Gerais, cadeira de praia.

O intuito desta dinâmica é visualizar as pessoas criativas e inibidas, alem de deixar a mostra o poder de persuasão e criatividade de cada participante.

Marcos Costa