domingo, 21 de junho de 2009

Consultoria de Recolocação Profissional, Outplacement e Headhunting

Recolocação profissional, em geral, caracteriza a atividade de consultoria que objetiva oferecer apoio e orientação para facilitar o processo de recolocação profissional no mercado de trabalho. Como pessoa física, você contrata esses serviços e arca totalmente com os seus custos, estando empregado ou não.
Já a consultoria de outplacement, indica que a empresa que demite o profissional deseja auxiliá-lo em sua busca de uma nova recolocação.Para tanto, a empresa demissora contrata os serviços de uma consultoria e , nesse caso os custos são todos da empresa, você não paga nada.
O headhunter, também conhecido como caça-talentos, é um consultor cujo trabalho se resume em recrutar e selecionar, no mercado, profissionais para uma determinada empresa que contratou os seus serviços, segundo um conjunto de características, perfil do cargo determinado pela organização contratante.É o outro lado da mesa. Nesse caso, um headhunter poderá perfeitamente buscar o profissional que necessita em alguma empresa de recolocação ou outplacement.
Alguns conselhos importantes:
• Desconfie daquelas empresas que exigem a cobrança de uma taxa para que você participe de processos de seleção enquanto candidato.
• Fuja daqueles consultores que prometem tudo rapidamente, bastando assinar um contrato para que você obtenha a vaga ou a possibilidade de participar de alguma entrevista naquela empresa dos seus sonhos, com salário de marajá. Não assine nada na hora.Volte pra casa, faça as consultas necessárias.Reflita ,não tenha pressa.
• Saiba que nenhuma empresa de recolocação tem o poder de abrir vagas em outras empresas, nem indicá-lo de forma diferenciada para que somente você seja o escolhido. Cuidado com promessas de entrevistas e recolocação rápida, lembre-se , o mercado não está fácil para ninguém.
• Pergunte tudo sobre a empresa e sobre os consultores que irão atendê-lo. Experiência na área, formação, cursos de desenvolvimento etc.
• Faça tudo isso e prepare-se para um trabalho duro,pois outra característica de uma boa empresa de recolocação é justamente fazer com que seu cliente seja o grande mentor do seu próprio sucesso, trabalhando com foco, seriedade e determinação.

Fonte: site www.rhportal.com.br
Tânia Loffredo

Nenhum comentário: