domingo, 12 de julho de 2009

Dica Ecológica: Poupe Água

A água doce e limpa é essencial para a vida. Os crescentes problemas de escassez de água e de seca, a nível mundial, apontam claramente para a necessidade de uma abordagem mais sustentável no que concerne ao consumo de água.

Porque é que poupar água é tão importante?

Só menos de 1% de água doce do planeta se encontra imediatamente acessível para a utilização direta pelo ser humano. As alterações climáticas irão fazer com que a gravidade e a freqüência das secas aumentem no futuro.

O que podemos fazer?

● Utilizar a água de forma mais eficaz! Não deixe a torneira aberta enquanto faz a barba, escova os dentes ou lava o rosto e mãos.
● Certifique-se se que em sua casa não há fugas (Vazamentos)! Faça a leitura do contador de água e volte a fazê-la após um período de duas horas durante o qual a água não seja utilizada. Se os valores indicados no contador não forem exatamente os mesmos, existe uma fuga na sua tubulação de água.
● Compre máquinas de lavar roupas e louças com a etiqueta Energy Star! Para poderem ter uma etiqueta ecológica, as máquinas de lavar não dever utilizar mais de 15 litros de água por cada kg de roupa lavada em um ciclo a 60°C.
● Instalar mecanismos de poupar água! Substitua as descargas convencionais por descargas de volume reduzido, reduzindo o volume de água para 20-30%. Utilize um chuveiro com arejador, que ajuda a simular a sensação de maior pressão sem exigir um elevado consumo de água.
● Faça campanhas de sensibilização também na sua empresa, no sentido de promover a conservação da água


Reduza a quantidade de água que utiliza e aumente a eficácia da sua utilização, respeite os recursos naturais.

Antonio Souza

Menos estresse é igual a melhores resultados.

De acordo com as atividades do funcionário ele pode estar mais ou menos exposto ao estresse e a doenças causadas por ele.
Parceiros estressados produzem menos, aumentam o absenteísmo da empresa e estão mais próximos de doenças.
Muitas empresas estão adotando estratégias para diminuir os níveis de estresse dos seus parceiros e assim otimizar seus resultados, este planejamento deve ser feito de acordo com as necessidades e as condições de trabalho dos parceiros.
Para diminuir o estresse as empresas estão adotando alguns procedimentos simples como, criar salas de jogos dentro da empresa, proporcionar atividades físicas no horário de trabalho e criar horários flexíveis.
A alguns exemplos de sucesso em grandes empresas, na Xérox a um programa de sugestão e implantação de idéias, se a idéia trouxer lucro à empresa o criador da idéia é premiado com valores proporcionais a economia que geraram a empresa.
A Google talvez seja a empresa que mais se destaca atualmente, os funcionários da Google tem a disposição algumas regalias como: Skates. Bicicletas, Patins, salas de jogos e salas de musica o parceiro que trabalha nestas condições produz mais e trabalha mais feliz.
Empresas de Telemarketing e Contac Center oferecem umas das atividades mais estressantes, visando este tipo de atividade existe uma norma regulamentar que faz com que estas empresas concedam uma pausa para seus funcionários, a NR 17 estabelece algumas regras para o teleatendimento entre elas 20 minutos de intervalo dividido em 2 períodos, este intervalo serve para os parceiros relaxarem.
As pausas, atividades físicas, salas de musica ou de jogos ajudam os parceiros a se desligarem das atividades da empresa e relaxarem isso aumenta a capacidade de produção deles.

Mauricio Mendez

Legomania

Resumo: Um exercício de comunicação sobre a explicação de como montar um objeto.

Objetivos: Feedback e comunicação não-verbal.

Materiais: Blocos Lego e papel de embrulho.

Tempo: 20 minutos.

Procedimento:

1. Peça um voluntário. Entregue a essa pessoa um conjunto montado de blocos Lego embrulhado.

2. Distribua blocos Lego aos demais participantes.

3. Explique que a pessoa que recebeu o conjunto montado deverá conseguir fazer com que os demais montem um conjunto igual.
Ela ficará de costas para o grupo, como se estivesse dando instruções pelo telefone.

4. Numa segunda rodada (com um outro voluntário e uma montagem diferente), a pessoa poderá ver o resultado de suas instruções.

5. Ponha em discussão a diferença entre as duas situações.
Destaque o papel da comunicação não-verbal e do feedback para assegurar que uma mensagem seja corretamente recebida.

Variações:

1. Se o exercício for usado para explorar as perguntas fechadas, a pessoa com o conjunto montado ficará fora de vista (por exemplo, atrás de um biombo ou tela de projeção) e poderá responder a perguntas, porém dando respostas de uma só palavra.

2. Um exercício semelhante pode ser feito em pares, com um participante seguindo as instruções do outro, um de costas

Nó Cego

Resumo: Atividade gerencial física.

Objetivos: Comunicação verbal e ativador.

Materiais: Nenhum.

Tempo: 10 minutos

Procedimento:

1. Peça quatro voluntários e separe-os do resto do grupo.
Avise que estes serão os "gerentes" e os demais serão os "subordinados".

2. Diga aos subordinados para formarem um círculo, virados para fora, e para se darem as mãos alternadamente por cima do ombro e pelas costas, formando um nó.

3. Peça para os gerentes os soltarem. Eles não poderão mandar os subordinados soltarem as mãos. Os subordinados são zumbis, e farão o que lhes for mandado, só parando quando mandarem parar. Marque o tempo do exercício.

4. Então ponha todos os participantes (inclusive os gerentes) e se proponha a soltá-los com as mãos nas costas. Faça isso dizendo "soltem-se!".

5. Ponha em discussão o que aconteceu e como os participantes se sentiram a respeito.
Certifique-se de que tanto gerentes e subordinados possam refletir sobre a experiência.

Comentário:
Observe que os gerentes raramente conversam entre si antes de começar.

Variações:
1. Os gerentes não podem usar comunicação não-verbal.

2. Os gerentes ficam de olhos vendados.

3. Este exercício pode ser usado como ativador ou exercício de confiança não nomeando gerentes; apenas pedindo que o grupo forme e desmanche o nó