domingo, 12 de julho de 2009

Dica Ecológica: Poupe Água

A água doce e limpa é essencial para a vida. Os crescentes problemas de escassez de água e de seca, a nível mundial, apontam claramente para a necessidade de uma abordagem mais sustentável no que concerne ao consumo de água.

Porque é que poupar água é tão importante?

Só menos de 1% de água doce do planeta se encontra imediatamente acessível para a utilização direta pelo ser humano. As alterações climáticas irão fazer com que a gravidade e a freqüência das secas aumentem no futuro.

O que podemos fazer?

● Utilizar a água de forma mais eficaz! Não deixe a torneira aberta enquanto faz a barba, escova os dentes ou lava o rosto e mãos.
● Certifique-se se que em sua casa não há fugas (Vazamentos)! Faça a leitura do contador de água e volte a fazê-la após um período de duas horas durante o qual a água não seja utilizada. Se os valores indicados no contador não forem exatamente os mesmos, existe uma fuga na sua tubulação de água.
● Compre máquinas de lavar roupas e louças com a etiqueta Energy Star! Para poderem ter uma etiqueta ecológica, as máquinas de lavar não dever utilizar mais de 15 litros de água por cada kg de roupa lavada em um ciclo a 60°C.
● Instalar mecanismos de poupar água! Substitua as descargas convencionais por descargas de volume reduzido, reduzindo o volume de água para 20-30%. Utilize um chuveiro com arejador, que ajuda a simular a sensação de maior pressão sem exigir um elevado consumo de água.
● Faça campanhas de sensibilização também na sua empresa, no sentido de promover a conservação da água


Reduza a quantidade de água que utiliza e aumente a eficácia da sua utilização, respeite os recursos naturais.

Antonio Souza

Nenhum comentário: