domingo, 23 de agosto de 2009

Lidando Com as Expectativas.

Devido uma necessidade de aumento de produção, rotatividade de pessoal, novas parcerias ou novos equipamentos a empresa necessita contratar novos parceiros.
O departamento de Talentos Humanos recebe a Ficha Profissiografica ou Ficha de Especificação de Cargo contendo a discrição do cargo e os critérios para a seleção, com todos os dados necessários para a contratação começa o processo de Recrutamento e Seleção.
Muitas empresas ainda têm uma visão errada sobre as expectativas das pessoas, convoca-las para participar dos processos seletivos causa uma empolgação e uma expectativa enorme no candidato à vaga, a partir do momento que a pessoa assumi o compromisso de participar dos processos seletivos e se deixar ser avaliado ela espera um retorno positivo.
Após os testes muitas empresas ficam de entrar em contato com os candidatos para convocá-los para uma nova fase do processo seletivo, o candidato volta então para a sua residência com a expectativa e a esperança de ser convocado.
A maioria das empresas já mudou a nomenclatura dos seus Departamentos Pessoais ou Departamento de Recursos Humanos, porem, poucas realmente mudaram as atitudes, o que o departamento de Gestão de Talentos Humanos nunca pode esquecer é que eles estão lidando com pessoas que tem sonhos, desejos e características pessoais diferentes, quando um determinado candidato não recebe nenhum retorno sobre os testes que ele foi submetido ele cria uma imagem negativa sobre a empresa e pode começar a falar mal dela.
O retorno deve ser feito independente se negativo ou positivo, quando a empresa demonstra o interesse com a pessoa e não apenas com o resultado que ele pode trazer para a própria empresa, ela mostra que é uma empresa diferente e que alem de ajudar a pessoa ele pensa no futuro, pois este candidato que não teve um bom resultado hoje pode ser um ótimo profissional disponível no mercado no futuro.
Uma boa opção e entrar em contato com o candidato e informar os pontos em que ele não teve um bom aproveitamento.

Mauricio Mendez

Botijões de Gás

- Nunca utilize nem armazene botijões de gás em locais fechados;
- Ao ajustar á válvula assegure-se de que aquela ficou bem ajustada. Nunca utilize
Ferramentas para este efeito.
- Mantenha sempre o botijão em uma posição vertical, uma vez que a posição horizontal facilita a liberação de gás sob forma líquida, podendo causar uma situação perigosa.
- Mantenha o botijão em um local bem ventilado e afastado de fontes de ignição ou da luz direta do sol.
- Não fume enquanto manuseia os botijões.
- Depois de sua utilização, desligue o gás no esquentador e no botijão.
- Nunca deixe o fogão funcionando sem alguém por perto, uma vez que a chama pode se apagar e originar uma fuga de gás.
- Mantenha-o fora do alcance das crianças;

Em caso de fuga de gás:
- Apague de imediato todas as chamas;
- Feche o registro;
- Não ligue nenhum interruptor no local;
- Não utilize telefones no local;
- Abra janelas e portas para arejar o local.

Mangueiras de gás:
- Nunca dobre a mangueira de forma a estrangula-la;
- Vigie a mangueira com freqüência e substua-a quando estiver ressecada;
- Controle o prazo de validade da mangueira;

Carregamento dos botijões de gás:
- Sempre que possível recorra os meios mecânicos no carregamento dos botijões de gás;
- Se for carregar manualmente, utilize um modo seguro para que não cause acidentes.


Segurança e saúde sempre em primeiro lugar

Antonio Souza

Curiosidades

Etimologia

Do latim competentia

Substantivo


Substantivo feminino
habilidade para realizar alguma tarefa de forma satisfatória
responsabilidade
Faculdade concedida por lei a um funcionário, orgão, juiz ou tribunal para apreciar e julgar certos pleitos ou questões.
É de competência dos municípios cobrar aquele imposto

Competência, em administração, é a integração e a coordenação de um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes (C.H.A.) que na sua manifestação produzem uma atuação diferenciada. No Banco do Brasil, o conceito utilizado é de "combinação sinérgica de conhecimentos, habilidades e atitudes expressas no contexto do trabalho"
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Dicionário Prático para o Estudo do Português, de Olívia Maria Figueiredo e Maria Eunice Barbieri de Figueiredo (Porto, Edições Asa, 2003), define assim os tipos de competência em questão:

Competência comunicativa: é a capacidade do falante nativo em produzir e compreender frases adequadas ao contexto e aí comunicar eficazmente, de acordo com as várias situações culturais e sociais .

Competência lingüística: é o conhecimento interiorizado que o falante possui da sua língua. É este conhecimento, formado por uma gramática e um léxico, que permite ao falante atualizar, por meio da compreensão e da construção, um número indefinido de frases gramaticais jamais produzidas ou ouvidas.

Competência metalingüística: é a capacidade de o locutor, por meio da língua, refletir sobre a própria língua, consciencializando-se para os seus valores e funções.

Competência textual-discursiva: é a capacidade do locutor nativo em construir textos/discursos bem formados em termos tipológicos, com coerência e coesão, de forma a que o ouvinte/leitor capte a intencionalidade comunicativa e a força ilocutória que estiveram na sua base de produção .

Origem: Cyberdúvidas da língua portuguesa
http://www.cyberdúvidas.pt

Detetive

Resumo: Deduzir coisas sobre as pessoas por objetos que elas tenham ou usem.

Objetivo: Apresentações.

Materiais: Canetas e papel.

Tempo: 10 minutos em pares e 5 minutos por pessoa.

Procedimento:

1. Divida os participantes em pares que não se conheçam mutuamente, e peça para que, em cada par, um assuma o papel de "suspeito" e o outro de "detetive”.

2. Peça a cada suspeito para desenhar seis coisas que tenha utilizado no último mês. Deverão escolher coisas que a outra pessoa possa usar para tirar conclusões a respeito delas. Não importa se os desenhos não saírem bons. Isso até enriquece o jogo.

3. Após as deduções terem sido feitas, inverta os papéis. Enquanto o detetive faz suas deduções, o suspeito não deve dizer nada.

4. Reúna o grupo inteiro e peça para cada detetive apresentar o seu suspeito.

Variações:

1. Pode-se permitir que o suspeito reaja não - verbalmente.

2. O jogo pode ser feito com o grupo inteiro em lugar de se formar pares.

3. O suspeito pode apresentar coisas que estejam em seus bolsos ou bolsa, e o detetive pode trabalhar com estas pistas, além de deduzir coisas pelos trajes do suspeito.