Do latim competentia
Substantivo
Substantivo feminino
habilidade para realizar alguma tarefa de forma satisfatória
responsabilidade
Faculdade concedida por lei a um funcionário, orgão, juiz ou tribunal para apreciar e julgar certos pleitos ou questões.
É de competência dos municípios cobrar aquele imposto
Competência, em administração, é a integração e a coordenação de um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes (C.H.A.) que na sua manifestação produzem uma atuação diferenciada. No Banco do Brasil, o conceito utilizado é de "combinação sinérgica de conhecimentos, habilidades e atitudes expressas no contexto do trabalho"
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O Dicionário Prático para o Estudo do Português, de Olívia Maria Figueiredo e Maria Eunice Barbieri de Figueiredo (Porto, Edições Asa, 2003), define assim os tipos de competência em questão:
Competência comunicativa: é a capacidade do falante nativo em produzir e compreender frases adequadas ao contexto e aí comunicar eficazmente, de acordo com as várias situações culturais e sociais .
Competência lingüística: é o conhecimento interiorizado que o falante possui da sua língua. É este conhecimento, formado por uma gramática e um léxico, que permite ao falante atualizar, por meio da compreensão e da construção, um número indefinido de frases gramaticais jamais produzidas ou ouvidas.
Competência metalingüística: é a capacidade de o locutor, por meio da língua, refletir sobre a própria língua, consciencializando-se para os seus valores e funções.
Competência textual-discursiva: é a capacidade do locutor nativo em construir textos/discursos bem formados em termos tipológicos, com coerência e coesão, de forma a que o ouvinte/leitor capte a intencionalidade comunicativa e a força ilocutória que estiveram na sua base de produção .
Origem: Cyberdúvidas da língua portuguesa
http://www.cyberdúvidas.pt
Nenhum comentário:
Postar um comentário