domingo, 23 de agosto de 2009

Lidando Com as Expectativas.

Devido uma necessidade de aumento de produção, rotatividade de pessoal, novas parcerias ou novos equipamentos a empresa necessita contratar novos parceiros.
O departamento de Talentos Humanos recebe a Ficha Profissiografica ou Ficha de Especificação de Cargo contendo a discrição do cargo e os critérios para a seleção, com todos os dados necessários para a contratação começa o processo de Recrutamento e Seleção.
Muitas empresas ainda têm uma visão errada sobre as expectativas das pessoas, convoca-las para participar dos processos seletivos causa uma empolgação e uma expectativa enorme no candidato à vaga, a partir do momento que a pessoa assumi o compromisso de participar dos processos seletivos e se deixar ser avaliado ela espera um retorno positivo.
Após os testes muitas empresas ficam de entrar em contato com os candidatos para convocá-los para uma nova fase do processo seletivo, o candidato volta então para a sua residência com a expectativa e a esperança de ser convocado.
A maioria das empresas já mudou a nomenclatura dos seus Departamentos Pessoais ou Departamento de Recursos Humanos, porem, poucas realmente mudaram as atitudes, o que o departamento de Gestão de Talentos Humanos nunca pode esquecer é que eles estão lidando com pessoas que tem sonhos, desejos e características pessoais diferentes, quando um determinado candidato não recebe nenhum retorno sobre os testes que ele foi submetido ele cria uma imagem negativa sobre a empresa e pode começar a falar mal dela.
O retorno deve ser feito independente se negativo ou positivo, quando a empresa demonstra o interesse com a pessoa e não apenas com o resultado que ele pode trazer para a própria empresa, ela mostra que é uma empresa diferente e que alem de ajudar a pessoa ele pensa no futuro, pois este candidato que não teve um bom resultado hoje pode ser um ótimo profissional disponível no mercado no futuro.
Uma boa opção e entrar em contato com o candidato e informar os pontos em que ele não teve um bom aproveitamento.

Mauricio Mendez

Nenhum comentário: