domingo, 17 de maio de 2009

Os riscos de abrir seu próprio empreendimento.

O futuro esta nos levando para uma realidade que muitos já estão comentando e prevendo.
Em um futuro próximo o trabalho do jeito que nos conhecemos não existira, pois os trabalhadores estão cada vez mais optando em abrir seus próprios empreendimentos ou mesmo indo trabalhar em atividades informais.
Quase todos os empregados pensam em se tornarem independentes, controlarem seus horários e ter maiores recompensas financeiras, mais será que quando as pessoas pensam nisso sabem exatamente os riscos e responsabilidades que terão?
Antes de sair arriscando e gastando suas economias o futuro empreendedor deve ter convicção que suas responsabilidades provavelmente iram aumentar. Quando uma pessoa resolve deixar de ser empregado para se tornar empregador muitas vezes esta a procura de menos trabalho e menos exigências de chefes e superiores o que muitos não sabem é que continuaram recebendo muita pressão e cobrança porem desta vez de muitos chefes e muito mais exigentes, quando o empregado passa a ser empreendedor ele passa a ter um chefe muitas vezes até inflexível “O Cliente”, quando você se dispõe a atender pessoas você estará exposto a todos os tipos de personalidades e reações.
Outro fator muito importante que é esquecido no fervor e entusiasmo de uma idéia e a analise de mercado e analise dos custos do empreendimento. A maioria dos novos empreendimentos entra em falência após dois anos da sua inauguração.
Antes de sair por ai gastando dinheiro e arriscando muitas vezes as economias de um longo tempo o futuro empreendedor deve analisar o mercado ver se o que ele vai oferecer para os seus clientes e algo inovador ou um produto ou serviço já saturado.
Um bom empreendimento e aquele que oferece um produto ou serviço que seja inovador, direcionado a um publico alvo previamente selecionado, o local onde este empreendimento será feito também deve ser analisado, muitas vezes não é viável construir um empreendimento onde já a vários do mesmo segmento.
A analise dos custos também e de suma importância para o sucesso do empreendimento, analise previamente os custo e a viabilidade do investimento, veja a margem de lucro dos produtos, analise os preços da sua futura concorrência procure fornecedores que vendam a um preço mais baixo.
O sucesso de um empreendimento é totalmente possível desde que o empreendimento seja bem elaborado, estruturado e principalmente planejado.

Marcos Costa

Acidente Vascular Cerebral

● O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma “ataque” cerebral causado pelo entupimento de uma artéria (AVC isquêmico) ou a um derrame no cérebro (AVC hemorrágico).
Sinais de Alarme:
● Boca torta
● Falta de Força num braço
● Dificuldade em falar
O que fazer?
Ligue de imediato para seu médico, ou para o numero do resgate, e responda calmamente a todas as perguntas que lhe serão feitas.
Como prevenir?
O essencial é ter um estilo de vida saudável:
● Pratique exercício físico regularmente;
● Tenha uma alimentação equilibrada, pobre em sal, açucares e gorduras saturadas;
● Mantenha o peso adequado;
● Consuma álcool socialmente;
● Não fume
Procure o seu médico regularmente para vigiar e controlar a tensão arterial, os diabetes, o colesterol e o seu ritimo cardíaco.

Segurança e saúde sempre em primeiro lugar!

Antonio Souza

Você acabou de chegar, e é o novo chefe, e agora?

Você vai ter muitos desafios pela frente, e essa é a única certeza até agora. Corresponder às expectativas do SEU chefe, da sua equipe, a sua...
Você não conhece sua equipe, eles não o conhecem como fazer essa transição ser o mais tranqüila possível?
Vá com calma e tranqüilidade, a equipe também deve estar cheia de perguntas, e com muita ansiedade, demonstrar ansiedade não vai ajudar no processo. Prepare sua chegada, para que todos estejam à vontade. O primeiro passo antes de começar suas atividades profissionais, é conhecer sua equipe, o espaço físico em que irão trabalhar equipamentos etc. Uma boa idéia é unir sua chegada a aplicação de dinâmicas, como um ponto de partida para conhecer seus Novos Parceiros. Você pode unir duas técnicas: quebra – gelo e apresentação.

Quebra-gelo
UM BALÂO CAIU NO MEU JARDIM


Objetivo: descontrair a equipe

Material: sala confortável, uma caixa de papelão grande.

Número de participantes: até quinze colaboradores

Aplicação: o facilitador coloca a caixa na frente da sala, e diz:
- um balão perdeu o rumo e veio pousar no seu jardim, lá dentro do cesto está o passageiro, muito assustado e envergonhado, pensem por um instante, e ordenadamente façam o que vocês acreditam ser o mais correto.
Deixe os participantes livres , por um tempo estimado de 10 minutos, e observe.
Após estes dez minutos todos devem se sentar, e todos juntos vão analisar as reações e tirar suas conclusões.
Embora seja uma brincadeira, você poderá observar o comportamento dos seus colaboradores diante de situações novas e de mudanças.

Técnica de apresentação
QUE REI É VOCÊ?


Objetivo: apresentar-se a sua equipe

Material: folhas de papel sulfite, canetas, sala, cadeiras

Tempo estimado: 30 minutos

Número de participantes: mínimo de dez, máximo de trinta.

O facilitador distribui o material e dá as instruções. Na sala deverá ter um rei para cada 5 pessoas,que serão os súditos. Os súditos serão atendidos pelo rei e terão que ter em mãos sua folha com sua dúvida para que o rei possa aconselhá-lo ou tomar uma decisão.
As perguntas que deverão ser feitas para o rei deverão ser classificadas em cinco temas:
-uma questão profissional;
-uma questão pessoal;
-uma questão de conflito;
-uma questão moral;
-uma questão física;
Nesta dinâmica além da equipe conhece-lo, você poderá observar como seus colaboradores agiriam diante de algumas questões que podem acontecer dentro da organização,e poderá analisar como a equipe está trabalhando diante das questões e resolvendo seus problemas internos.
Após a aplicação da dinâmica uma conversa informal, pode dar o feedback aos colaboradores sobre o objetivo da dinâmica e mostrar que nem sempre é fácil ser o “REI” , e que as decisões mais corretas dependem também de como as dúvidas chegam para a equipe. Nesta dinâmica além da equipe conhece-lo, você poderá observar como seus colaboradores agiriam diante de algumas questões que podem acontecer dentro da organização,e poderá analisar como a equipe está trabalhando diante das questões e resolvendo seus problemas internos.

Tânia Loffredo

Mímica

Resumo: Os participantes adivinham os hobbies e os interesses dos outros, que os apresentam através de mímica.

Objetivo: Apresentações

Materiais: Nenhum.

Tempo: 15 minutos.

Procedimento:
1. Coloque os participantes em círculo, de modo que cada um possa ver todos os outros.

2. Peça para que cada um pense num hobby ou numa atividade que goste de praticar, e que consiga representar atravésde mímica.

3. Cada um faz a sua mímica (inclusive o instrutor).

4. Explique que cada um deverá se lembrar das mímicas dos outros. Cada um irá bater palmas, fazer sua própria mímica, bater palmas novamente, apontar para alguém, e repetir a mímica daquela pessoa. Demonstre isso uma vez, imitando a mímica de outra pessoa, e uma vez para outra pessoa copiando a sua mímica. A pessoa apontada deverá repetir isso, corrigindo (em silêncio) qualquer mímica errada.

Variações:

1. Pode-se fazer uma eliminatória, até que sobre somente uma pessoa.

2. Peça para que cada participante repita duas mímicas, seguidas por duas respostas.

3. A mímica pode ser do trabalho que cada um faz, de como se sente naquele momento, ou qualquer outro atributo.

REMUNERAÇÃO E SALÁRIO

Salário é a retribuição dos serviços prestados pelo empregado, por força do contrato de trabalho, sendo devido e pago diretamente pelo empregador que utiliza desses serviços prestados pelo empregado para a realização dos fins colimados pela empresa, e é recebido em função da contraprestação do trabalho, da disponibilidade dos trabalhos, das interrupções ou outras hipóteses previstas em lei.
Remuneração é a resultante da soma do salário percebido em virtude do contrato de trabalho e dos recebimentos auferidos de terceiros, habitualmente, pelos serviços executados por força do mesmo contrato.
Acepção da palavra e terminologia
SALÁRIO ® do latim “salarium”; sal “salis”. Do grego “hals” (sal era a forma de pagamento das legiões romanas, posteriormente óleo, animais, alimentos).
VENCIMENTOS = professores, magistrados, funcionários públicos.
SUBSÍDIOS = ultimamente para magistrados (artigo 95, III CF), cargos eletivos.
HONORÁRIOS = profissionais liberais autônomos.
SOLDO = militares.
ORDENADO = prepondera esforço intelectual.
SALÁRIOS = prepondera esforços físicos.
PROVENTOS = aposentadoria e pensões.
ESTIPÊNDIO (stipendium ® latim) = soldo, paga, pessoa incorporada ao exército equivalente a soldo hoje qualquer retribuição por serviço prestado.
COMPOSIÇÃO DO TRABALHO
Artigo 457 da CLT
Salário utilidade – in natura
Artigo 458 da CLT
Obs.: Invento é criação, descoberta é constatação – direito autoral ou de invenção não se confunde com salário.
TEORIAS SOBRE O PAGAMENTO DO SALÁRIO
Existem quatro teorias sobre o pagamento dos salários:
1ª ® salário como contraprestação do serviço (interpretaão restrita:artigos 76 e 457 da CLT)
2ª ® salário como contraprestação das disponibilidade (artigo 4º e parágrafo único do 492 CLT)
3ª® salário contraprestação do contrato de trabalho (tudo que é recebido em razão do contrato é salário – adotada em Portugal)
4ª® salário é o conjunto de percepções econômicas do trabalhador
(subjetiva – adotado na Espanha até 1980)
Obs.: o entendimento é pacífico entre os autores quanto a natureza alimentar do salário.
ELEMENTOS DA REMUNERAÇÃO
habitualidade (trato sucessivo)
periodicidade
quantificação
essencialidade
reciprocidade (sinalagma)
CLASSIFICAÇÃO DA REMUNERAÇÃO
- salário por unidade de tempo (hora, dia, semana, quinzena, mês);
- salário por unidade de obra (empreitada) art. 483 “g” peça;
- salário por tarefa – misto art. 142 parágrafo 2º - tempo + obra;
- salário progressivo – tarefa + prêmio.
MODO DE PAGAMENTO
- em dinheiro® moeda nacional – artigo 463 da CLT
- em utilidades – artigo 458 da CLT
Obs.: PAT – Programa de alimentação do trabalhador – Lei nº 6321/76 e Decreto nº 5/91. Vale transporte – Lei nº 7418/85.
FORMA DE PAGAMENTO
- fixa
- variável (não é permitido, no Brasil, o truck system) Lei 8716/93 garante o mínimo
Lei 10101/2000 trata da participação nos lucros (não tem natureza salarial)
- stock option – opção de compra de ações após 5, 10, 15 aos
Abonos; Adicionais: de hora extra, noturno, de insalubridade, de periculosidade, de transferência, tempo de serviço (enunciado do TST nº 203, 226, 240).
- lei 5889/73 trata do trabalhador rural
PROTEÇÃO AO SALÁRIO
a. defesa do salário em face do empregador
- pessoalidade (deve ser pago ao empregado
- pagamento mediante recibo
- irredutibilidade (art. 7º, VI CF) lei nº 4923, de 23/12/65
- inalterabilidade da forma de pagamento
- pagamento em moeda corrente – art. 463 CLT
- cheque – art. 1º e 2º Portaria 3281/84
- pagamento em dia útil no local de trabalho – art. 465 da CLT
- comissões lei nº 3207/57
- mora contumaz – Decreto-lei nº 368/19-12-68
- instituição normativa nº 1 de 7/11/89 SRT ( o sábado é dia útil, ainda que não trabalhado)
- intangibilidade – art. 462 da CLT
- art. 467 da CLT
a- defesa do salário em face dos credores do empregado:
- os salários são impenhoráveis (salvo pensão alimentícia – art. 659, IV, CPC)
b- defesa do salário em face dos credores do empregador:
- crédito privilegiado (Lei de Falências, artigos 148 e 449 da CLT)
c- defesa do salário em face dos interesses da família do empregado:
- a convenção 95 da OIT aprovada pelo Decreto Legislativo nº 24/56 e promulgada pelo Decreto nº 41721/57 (só o empregado pode receber seu salário)

O trabalho mais trabalhoso da vida é viver!

Os seres humanos passam a maior parte da sua vida trabalhando, seja este trabalho dentro de uma empresa ou nas tarefas de casa ou do campo.
Muitas vezes gastamos o nosso tempo de descontração e diversão trabalhando, até mesmo o tempo que deveria ser destinado à família e gasto nos projetos voltados a empresa. Mais por que se gasta tanto tempo dentro de uma empresa? Será a procura por uma felicidade irreal ou será a procura por um padrão de vida vendido pela televisão?
Quando o ser humano consegue o seu primeiro emprego é uma das maiores felicidades da vida, todos já começam a imaginar quanto irão receber de salário e que objetos e bens iram comprar, mais será que isso realmente traz felicidade?
Quando os seres humanos conseguem o seu primeiro emprego eles gastam uma grande parte do seu dinheiro em festas, viagens e coisas que o fazem feliz, mais a partir do momento em que ele começa a se contaminar com a doença do mundo (o planejamento) ele para de viver o hoje e começa a viver somente o amanha. Eu não quero dizer que se planejar algo que você almeja é errado mais se você somente planeja e esquece de viver, o planejamento não vale a pena!
Todos os seres humanos precisão de sonhos e objetivos para viver, mais quando os sonhos virão à razão para viver e se esquece o hoje e vive-se somente o amanha perde-se a razão da própria vida que é viver.
Se a vida e passageira e estamos aqui para viver e sermos felizes porque então se preocupar tanto com o amanha, se o amanha é inserto e inseguro.
A maioria deve estar pensando que isso é uma filosofia de um vagabundo ou mesmo de uma pessoa sem objetivos, mais pensamos bem do que serve viver almejando o futuro e perder o presente se o que realmente se vive é o presente.
Você profissional exemplar dedicado que vive totalmente voltada à empresa, viva um pouco antes que a vida passe e você descubram que perdeu o seu bem mais precioso.
O momento mais feliz da vida. Provavelmente se todos pararem para pensar neste momento se recordaram da infância ou mesmo de uma ocasião que não exigiu muito dinheiro.
A maioria de nos falamos que dinheiro não e tudo mais vivemos somente a pensar e perseguir o dinheiro. Um profissional completo é aquele que sabe separar as coisas, a hora de trabalho é a hora de pensar em trabalho e a hora de descaso e diversão e a hora de não pensar em trabalho.
Algumas empresas que alem de bons profissionais procuram bom seres humanos estão procurando cada vez mais este tipo de profissional, pois o retorno e produtividade dele serão mais altos e satisfatórios. Um profissional que vive somente o amanha tende a ser mais estressado e ter uma produtividade menor, pois ele não sabe separar as horas e quando esta no trabalho pensa no que ele não vez com a família e amigos e quando esta no seu momento de descanso e descontração pensa no que ele poderia ter feito em determinadas situações no trabalho.
Planejar o futuro, se preocupar com as atividades empresariais e com os objetivos é importante, mais nunca se deve esquecer de viver o hoje, se preocupar com a saúde e família.

Marcos Costa