domingo, 17 de maio de 2009

Você acabou de chegar, e é o novo chefe, e agora?

Você vai ter muitos desafios pela frente, e essa é a única certeza até agora. Corresponder às expectativas do SEU chefe, da sua equipe, a sua...
Você não conhece sua equipe, eles não o conhecem como fazer essa transição ser o mais tranqüila possível?
Vá com calma e tranqüilidade, a equipe também deve estar cheia de perguntas, e com muita ansiedade, demonstrar ansiedade não vai ajudar no processo. Prepare sua chegada, para que todos estejam à vontade. O primeiro passo antes de começar suas atividades profissionais, é conhecer sua equipe, o espaço físico em que irão trabalhar equipamentos etc. Uma boa idéia é unir sua chegada a aplicação de dinâmicas, como um ponto de partida para conhecer seus Novos Parceiros. Você pode unir duas técnicas: quebra – gelo e apresentação.

Quebra-gelo
UM BALÂO CAIU NO MEU JARDIM


Objetivo: descontrair a equipe

Material: sala confortável, uma caixa de papelão grande.

Número de participantes: até quinze colaboradores

Aplicação: o facilitador coloca a caixa na frente da sala, e diz:
- um balão perdeu o rumo e veio pousar no seu jardim, lá dentro do cesto está o passageiro, muito assustado e envergonhado, pensem por um instante, e ordenadamente façam o que vocês acreditam ser o mais correto.
Deixe os participantes livres , por um tempo estimado de 10 minutos, e observe.
Após estes dez minutos todos devem se sentar, e todos juntos vão analisar as reações e tirar suas conclusões.
Embora seja uma brincadeira, você poderá observar o comportamento dos seus colaboradores diante de situações novas e de mudanças.

Técnica de apresentação
QUE REI É VOCÊ?


Objetivo: apresentar-se a sua equipe

Material: folhas de papel sulfite, canetas, sala, cadeiras

Tempo estimado: 30 minutos

Número de participantes: mínimo de dez, máximo de trinta.

O facilitador distribui o material e dá as instruções. Na sala deverá ter um rei para cada 5 pessoas,que serão os súditos. Os súditos serão atendidos pelo rei e terão que ter em mãos sua folha com sua dúvida para que o rei possa aconselhá-lo ou tomar uma decisão.
As perguntas que deverão ser feitas para o rei deverão ser classificadas em cinco temas:
-uma questão profissional;
-uma questão pessoal;
-uma questão de conflito;
-uma questão moral;
-uma questão física;
Nesta dinâmica além da equipe conhece-lo, você poderá observar como seus colaboradores agiriam diante de algumas questões que podem acontecer dentro da organização,e poderá analisar como a equipe está trabalhando diante das questões e resolvendo seus problemas internos.
Após a aplicação da dinâmica uma conversa informal, pode dar o feedback aos colaboradores sobre o objetivo da dinâmica e mostrar que nem sempre é fácil ser o “REI” , e que as decisões mais corretas dependem também de como as dúvidas chegam para a equipe. Nesta dinâmica além da equipe conhece-lo, você poderá observar como seus colaboradores agiriam diante de algumas questões que podem acontecer dentro da organização,e poderá analisar como a equipe está trabalhando diante das questões e resolvendo seus problemas internos.

Tânia Loffredo

Nenhum comentário: