domingo, 16 de agosto de 2009

Como anda a sua Saúde Financeira?

Ainda tem algumas pessoas que não dão toda a importância que a Saúde Financeira merece, quando sua saúde financeira não esta em dia quem sofre é sua saúde mental.
Quando estamos endividados ou sem perspectivas de crescimento financeiro ficamos desanimados e muitas pessoas entram até em depressão.
Para construirmos uma boa Saúde Financeira primeiramente é preciso equilibrar nossas financias e aprender a poupar dinheiro.
Os gastos devem ser muito bem pensados, antes de adquirir um produto ou serviço você deve se perguntar se isto é realmente necessário, muitas vezes adquirimos produtos ou serviços apenas por impulso ou mesmo pelo prazer de comprar.
Quando a aquisição é indispensável temos que pesquisar preços e antes de concluirmos a compra temos que pensar nos gastos previstos do dia a dia como Aluguel, IPVA, Matriculas e outros.
Antes de entrar em um parcelamento ou financiamento, analise se há necessidade de adquirir o produto neste momento.
Os maiores parcelamentos e financiamentos são os dos bens duráveis, vamos imaginar um financiamento de um Automóvel, dependendo do numero de parcelas você pode pagar ate dois Carros, quando antecipamos os nossos objetivos podemos planejá-los com mais cautela.
Na compra do Automóvel, caso você possa planejar com antecedência poupe uma determinada quantia para dar de entrada, pois com um bom valor de entrada o valor final do financiamento diminui bastante.
O habito de poupar e sempre um ótimo fator para manter sua saúde financeira em ordem, comprar e sempre muito bom mais comprar com planejamento é melhor ainda.

Mauricio Mendez

Petrificados

Resumo: Uma configuração de pedras representa aspectos do grupo.

Objetivos: Formação de equipes, auto-revelação.

Materiais: Uma caixa de pedras pequenas e diferentes.

Tempo: 30 minutos.

Procedimento:
1. Entregue a caixa e peça para cada participante escolher uma com a qual possa se identificar.
Dê-lhes cinco minutos para que cada bem conheça bem a sua pedra.

2. Arranje os participantes num círculo e peça para cada um colocar a sua pedra no chão, diante de si.
Peça para que observem o círculo de pedras e que cada um veja se a sua posição está adequadamente representada.
Talvez eles queiram ficar mais perto das pedras de alguns e mais longe de outros?
Os que quiserem podem mudar as suas de lugar.

3. Quando todos estiverem satisfeitos com as respectivas posições, conduza um debate sobre como as pessoas se sentiram em relação a onde se posicionaram e como os outros moveram suas pedras em relação a eles.
Pergunte se conseguem relacionar a posição das pedras à própria posição no grupo.

4. Deixe os participantes levarem suas pedras de lembrança.

Comentário:
O processamento desta atividade costuma levar muito mais tempo do que a própria.

Variação:
Realizar o jogo com uma única pessoa movendo todas as pedras.
Neste caso, primeiro peça para cada um apresentar a sua pedra aos demais, destacando suas características interessantes.

Estamos Todos No Mesmo Saco

Resumo: Todos os participantes deverão percorrer um determinado caminho juntos dentro de um saco gigante.

Objetivo: Este jogo facilita a vivência de valores e o surgimento de questões bem interessantes como: Desafio comum: percepção clara de interdependência na busca do sucesso. Trabalho em equipe: a importância de equilibrarmos nossas ações e harmonizarmos o ritmo do grupo. Comunicação: importância do diálogo na escolha da melhor estratégia para continuar jogando. Respeito: pelas diferenças possíveis de encontrarmos em um grupo como: tipo físico, idade e diferença de opiniões.
Persistência: na afinação do grupo e na importância de manter o foco no objetivo.
Alegria: este também é um jogo para rir muito, a própria situação em que o jogo acontece já nos inspira à rir.

Materiais: Um saco gigante, confeccionado com tecido utilizado para forro de biquínis e sungas, pode ser adquirido em lojas de venda de tecido por quilo.
Ele vem em formato tubular, então é só medir a altura do saco que você acha ideal, cortar, costurar e está pronto.

Número de Participantes: O numero de participantes pode variar bastante, de 04 a aproximadamente 40 pessoas, é só abrir a lateral do saco e ir costurando em outros.

Tempo: Podemos estimar um tempo de 30 minutos entre explicação, vivência e reflexão. Este tempo pode ainda ser ampliado de acordo com os obstáculos criados pelo mediador.

Procedimento: Podemos iniciar o jogo (por exemplo, com 40 pessoas) questionando se todo o grupo caberia dentro deste saco gigante. Após a constatação de que é possível todos entrarem podemos estipular um percurso a ser percorrido pelo grupo.
O grupo poderá a qualquer momento fazer um pedido de tempo para a escolha de novas estratégias.
Posteriormente podemos aumentar o desafio e o grau de dificuldade colocando novos obstáculos no caminho a ser percorrido.
O jogo termina quando os participantes atingem o objetivo.

Dicas:Durante o jogo a comunicação no grupo é um fator fundamental para o sucesso. Caso seja necessário auxilie o grupo nesta tarefa.
Libere os pedidos de tempo a vontade, conversar neste jogo é muito importante.
Caso haja no grupo pessoas que por suas características físicas tenham dificuldade em jogar, fique atento a forma como o grupo resolve esta questão.
Para confecção do saco gigante peça ajuda a uma costureira profissional, isto vai ajudar bastante.
Que tal entrar neste saco gigante e ficar juntinho com todos os outros?
De boas risadas e aproveite bastante!

Edição 2 de Setembro de 2001 da Revista Jogos Cooperativos, pág. 11
Criado por Roberto Gonçalves Martini e Claudia da Silva Miranda

O Corpo também comunica, aprenda a ler suas mensagens.

A linguagem corporal é uma ferramenta de comunicação, sendo assim, se você consegue entender o que o corpo tem a dizer, conseguirá entender melhor o que os outros estão dizendo, e também transmitir melhor a sua mensagem.

Na verdade, devemos tomar muito cuidado, pois muitas vezes a boca diz uma coisa, mas o corpo fala outra completamente diferente.

Oliver Sacks, em seu livro sobre surdos, comenta sobre como estes, ao assistir um programa de televisão com a presença de políticos, riam ininterruptamente da incapacidade de mentir que os "corpos" tinham. A linguagem corporal era uma grande delatora das mentiras que estes contavam.

Abaixo vemos um exemplo simples. O presidente Clinton nega repetidas vezes que tenha tido relações com Monica, mas ele procura a todo o momento esconder a boca enquanto fala, ou manter as mãos entrelaçadas, sinais de que tem algo a esconder.

Examine as imagens abaixo, você consegue dizer quais os sinais de que há algo errado com a linguagem corporal?



Retirado do site: http://www.linguagemcorporal.com.br/