domingo, 26 de julho de 2009

Demissão como oportunidade de captação de informações.

Quando o funcionário e demitido ou pedi demissão existem algum fatores que impulsionam esta decisão, o momento de desligamento do parceiro é sempre delicado independente dos motivos que ocasionaram a demissão.
O momento da demissão pode trazer muitas informações úteis à organização, neste momento o parceiro deixa toda a sua insatisfação átona e aponta alguns pontos que ele julga errado.
O desligamento pode ser por iniciativa do parceiro ou por iniciativa do empregador, independente de que lado partiu a iniciativa a empresa precisa utilizar este momento para captar o maior numero de informações possíveis, uma boa ferramenta para fazer esta captação é a entrevista de desligamento, o empregado que esta saindo da empresa e convidado a preencher um formulário ou participar de uma entrevista, tanto no formulário ou na entrevista as perguntas devem ser previamente escolhidas. As perguntas devem ser elaboradas de acordo com as informações que a empresa pretende obter.
O entrevistador ou o analisador do formulário deve saber separar as informações úteis dos impulsos emocionais que o ex parceiro pode responder.
As informações devem ser utilizadas para melhoria da empresa e não para punições.

Mauricio Mendez

Verifique se sua casa esta segura antes de dormir

Metade das mortes resultantes de incêndios em habitações ocorre entre 22 horas e às 8 horas do dia seguinte. Este é o motivo pelo qual é importante verificar se sua casa esta segura antes de ir para cama.

Desligue os aparelhos elétricos:Deixe ligado apenas os aparelhos como televisões que estão preparados para ficar ligados durante muito tempo.

Verifique o Fogão: Veja se deixou o forno e os bicos do fogão desligados.

Não deixe a maquina de lavar ligada: Nem a maquina de secar ou de lavar louças. A sua alta velocidade de operação, fricção e os próprios motores podem provocar um incêndio.

Desligue os aquecedores:E ponha uma proteção em frente à lareira.

Verifique as velas:Elas podem arder lentamente ou estar já sem chamas e causar um incêndio. Nunca deixe velas acesas quando for se deitar.

Apague bem os cigarros antes de jogar fora:Certifique-se se os cigarros ou cachimbos estão apagados, podendo para isso molha-los. Nunca fume na cama porque pode adormecer e provocar um incêndio.

Verifique o seu caminho de saída:Este deverá estar livre de obstáculos pra evitar que você tropece ou bata em alguma coisa (e certifique-se que as chaves de sua casa esta no devido lugar).

Feche as portas:As portas fechadas abrandam a velocidade de propagação de incêndio no caso de um.

Desligue o seu cobertor elétrico:A menos que tenha certeza absoluta de que este pode ser deixado ligado em segurança. Por exemplo, se tiver um termostato para controlar a temperatura.


Antonio Souza

Travessia

Propósito: Como a vida é um mar de rosas, margaridas, violetas e outras mais e se, estamos todo no mesmo barco, que tal unirmos nossas forças para evitarmos um naufrágio? É um desafio grupal que fortalece a integração, favorece o contato, promove a ajuda mutua, estimula a liderança compartilhada e a resolução de problemas cooperativamente. Com tantos atrativos é diversão garantida, experimente essa TRAVESSIA.

Propósito: Levar o "navio" para o "porto seguro".

Número de Participantes: A partir de 10 anos. Para grupo de até 40 pessoas dividas em 04 navios (equipes iguais).

Recursos: Um salão amplo com aproximadamente 10m x 10m e livre de obstáculos. Outro espaço equivalente também pode ser utilizado. Uma cadeira para cada participante.

Descrição: Divide-se o grupo em 04 equipes (navios) que formarão uma "Esquadra" e ficarão dispostas em 04 fileiras como um grande quadrado. Cada "tripulante" começará o jogo sentado em uma cadeira.

Cada "Navio" deverá chegar ao "Porto Seguro" que corresponde ao lugar que está o navio da sua frente. Porém, para isso deverá chegar com todas as suas cadeiras e com todos os participantes.
Nenhum tripulante poderá colocar qualquer parte do corpo no chão nem arrastar as cadeiras.
Quando todos os "navios" conseguirem alcançar o "porto seguro”, o desfio será vencido por toda a Esquadra.

Dicas: Uma variação muito interessante do jogo é ao final, quando todos já estiverem alcançado o "porto seguro", é pedir que os tripulantes de toda a "esquadra" se coloquem em ordem alfabética. Respeitando as mesmas regras utilizadas na "Travessia".
Depois de todo esse trabalhão em equipe, que bom se déssemos um mergulho na cooperação. O que você acha? Peça que todos dêem as mãos e pulem juntos das cadeiras até o chão. Vai ser muito refrescante.
Para facilitar o desafio para grupos mais jovens ou, na falta de cadeiras, podemos substituir as mesmas, por folhas de jornal abertas e estendidas no chão.
No caso de um grupo menor podemos montar 3 navios ao invés de 4.
É muito interessante também se possível, utilizar músicas que falem do tema (ex.: Como uma onda no mar – Lulu Santos). Porque com certeza nada do que foi será, do jeito que já foi um dia...


Edição 3 de Outubro de 2001 da Revista Jogos Cooperativos, pág. 14.