domingo, 17 de maio de 2009

Os riscos de abrir seu próprio empreendimento.

O futuro esta nos levando para uma realidade que muitos já estão comentando e prevendo.
Em um futuro próximo o trabalho do jeito que nos conhecemos não existira, pois os trabalhadores estão cada vez mais optando em abrir seus próprios empreendimentos ou mesmo indo trabalhar em atividades informais.
Quase todos os empregados pensam em se tornarem independentes, controlarem seus horários e ter maiores recompensas financeiras, mais será que quando as pessoas pensam nisso sabem exatamente os riscos e responsabilidades que terão?
Antes de sair arriscando e gastando suas economias o futuro empreendedor deve ter convicção que suas responsabilidades provavelmente iram aumentar. Quando uma pessoa resolve deixar de ser empregado para se tornar empregador muitas vezes esta a procura de menos trabalho e menos exigências de chefes e superiores o que muitos não sabem é que continuaram recebendo muita pressão e cobrança porem desta vez de muitos chefes e muito mais exigentes, quando o empregado passa a ser empreendedor ele passa a ter um chefe muitas vezes até inflexível “O Cliente”, quando você se dispõe a atender pessoas você estará exposto a todos os tipos de personalidades e reações.
Outro fator muito importante que é esquecido no fervor e entusiasmo de uma idéia e a analise de mercado e analise dos custos do empreendimento. A maioria dos novos empreendimentos entra em falência após dois anos da sua inauguração.
Antes de sair por ai gastando dinheiro e arriscando muitas vezes as economias de um longo tempo o futuro empreendedor deve analisar o mercado ver se o que ele vai oferecer para os seus clientes e algo inovador ou um produto ou serviço já saturado.
Um bom empreendimento e aquele que oferece um produto ou serviço que seja inovador, direcionado a um publico alvo previamente selecionado, o local onde este empreendimento será feito também deve ser analisado, muitas vezes não é viável construir um empreendimento onde já a vários do mesmo segmento.
A analise dos custos também e de suma importância para o sucesso do empreendimento, analise previamente os custo e a viabilidade do investimento, veja a margem de lucro dos produtos, analise os preços da sua futura concorrência procure fornecedores que vendam a um preço mais baixo.
O sucesso de um empreendimento é totalmente possível desde que o empreendimento seja bem elaborado, estruturado e principalmente planejado.

Marcos Costa