domingo, 21 de junho de 2009

O estresse como diferencial no desempenho!

O estresse é sempre visto como um vilão na nossa vida, quase todas as coisas ruins que acontecem com a nossa saúde ou mesmo com o nosso desempenho é classificado como frutos do estresse, mais até que ponto isto e verdade. Antes de discutirmos sobre essa veracidade vamos conhecer um pouco mais sobre o estresse.
Existem dois tipos de estresse, o bom e o ruim. O estresse mais conhecido e falado é o ruim.
Este tipo de estresse é aquele que leva as pessoas a perder o sono a terem gastrite e ficarem mal humoradas, este tipo de estresse é adquirido quando nos deparamos com situações em que nos sentimos encurralados, sem saída, estas situações são encontradas diariamente no trabalho no transito ou no conviveu familiar. Quando somos expostos a esse tipo de estresse o corpo passa a produzir menos Imunoglobulinas esta é a primeira linha de defesa do corpo contra as doenças.
Um outro tipo de estresse é o bom estresse, este tipo de estresse é o menos conhecido.
O bom estresse é essencial para a sobrevivência do ser humano é ele que leva as pessoas a desafiarem suas limitações e superarem metas e medos, o bom estresse ao contrario do mal estresse aumenta a produção da imunoglobulinas dando a pessoa uma maior proteção.

Mais o que realmente é o bom estresse?

O bom estresse é aquele que sentimos quando somos desafiados a fazer algo que esta fora das nossas capacidades normais, superar desafios.
Exemplos: quando somos desafiados a fazer um projeto em um curto tempo ou quando recebemos novas atribuições e responsabilidades.
Quando nos deparamos com estes tipos de situações, na maioria das vezes nos saímos muito bem e a sensação ao final é maravilhosa.
Se não existisse o estresse a vida seria sem desafios, viveríamos em uma rotina desesperadora e provavelmente não seriamos o que somos hoje.


Referencia Bibliográfica: Viva o estresse.
Autor: Barry Lenson


Mauricio Mendez

Nenhum comentário: