domingo, 12 de abril de 2009

Perdidos no deserto.

Materiais utilizados: Folhas para as anotações, lápis ou caneta.

Tempo: 50 minutos

A quem se destina: Esta dinâmica foi adaptada de um teste utilizado pela NASA para avaliar a capacidade de superação de seus potenciais candidatos a astronautas em situações difíceis e inusitadas.

Procedimentos.
Você esta em um vôo de aproximadamente 05 horas de duração. Sai do ponto de partida as 09:00 horas da manha. No meio do caminho o piloto anuncia que desviou da rota aproximadamente 150 km e que está em serias dificuldades.
Em seguida o avião cai em um deserto e todos os tripulantes morrem. Somente os cem passageiros sobrevivem. Ao olhar-se do alto o avião se confunde com a área do deserto. Sua missão é salvar todos os passageiros. No avião todo quebrado, você encontra os seguintes utensílios:
03 bússolas, 100 garrafas de água, 100 óculos escuros, 100 pacotes de sal, 30 canivetes, 1 grande lona cor de areia, 50 cobertores, 1 espelho de maquiagem, 2 mapas da região e 100 latas de comida.
Descreva em poucas palavras a sua estratégia de ação para salvar a todos. Enumere em ordem decrescente de prioridade os objetos acima relacionados que serão utilizados nesta missão de salvamento, sendo o n° 1 o mais importante e o n° 10 o menos importante.
Resposta.
Em termos aéreos, 150 km representa poucos minutos, em pouco tempo o avião será encontrado. Rapidamente será sentida a falta do avião, no Maximo em 05 horas, que era o tempo previsto para o vôo, as buscas começarão.
A estratégia é: Manter todos juntos, próximos do avião, e aguardar o socorro. Estar preparado para orientar o resgate e manter a sobrevivência por um período maior, se for necessário.

O quadro a seguir estabelece a utilidade de cada um dos objetos para esta situação especifica:

Óculos, Sem utilidade praticamente. Se fosse na neve ele protegeria a visão.
Bússola, Idem, já que todos devem ficar próximo ao avião.
Sal, Extremamente prejudicial a saúde, sal e sol é uma mistura explosiva.
Canivete, sem Utilidade aparente.
Água, Útil, mais o ser humano sobrevivem alguns dias sem ela.
Cobertor, À noite no deserto o frio facilmente atinge a temperaturas abaixo de zero.
Lona, Útil, para proteger do sol escaldante do dia.
Espelho, extremamente importante para dar sinal em caso de aproximação de socorro.
Comida, Útil, mas dispensável uma vez que o socorro devera chegar em breve.
Mapa, Desnecessário, uma vez que todos deverão permanecer juntos aguardando o socorro.

Assim, a ordem mais ou menos correta é:
1 Espelho
2 Lona
3 Cobertor
4 Água
5 Comida
6 Canivete
7 Óculos
8 Bússola
9 Mapa
10 Sal


Alldynamics

4 comentários:

Iva disse...

Quando se vai para o deserto e se tem uma luminosidade excessiva, os óculos oferecem uma proteção muito forte que é fundamental. Aliás, na lista de bagagem dos pilotos, os óculos de sol constam sempre. Inclusivamente,no rally da Tunísia e outros desertos. A pessoa que fez a dinâmica deveria consultar um médico oftalmologista.

Iva disse...

Para garantir a proteção solar total, além do uso do filtro solar para o corpo e para o rosto, especialistas recomendam também o uso diário de um bom óculos de sol, com filtros UVA.

Alguns benefícios do uso de óculos de sol para a saúde são proteger dos efeitos nocivos do sol, sendo um ótimo complemento da proteção solar usada na pele, evitar o envelhecimento precoce e diminuir o risco de catarata e de outras doenças oculares.

Carlossegges Segges disse...

Boa tarde Iva, concordo plenamente com você, porém, dadas as informações, em 5 horas ninguém vai morrer por causa do sol estando eles debaixo de uma tapagem feita com a lona!

O desafio da dinâmica é observar o que de fato é importante e o que devemos desfocar numa situação adversa.

Carlossegges Segges disse...

Boa tarde Iva, concordo plenamente com você, porém, dadas as informações, em 5 horas ninguém vai morrer por causa do sol estando eles debaixo de uma tapagem feita com a lona!

O desafio da dinâmica é observar o que de fato é importante e o que devemos desfocar numa situação adversa.