domingo, 12 de abril de 2009

A importância da dinâmica no processo seletivo.

Ao procurar uma oportunidade de trabalho o candidato se dispõe a ser “testado”, dentro da visão da empresa que procura um bom profissional para o preenchimento da vaga. Dentro desta disponibilidade, uma boa maneira de “testar” este candidato são as dinâmicas de grupo.
Nas dinâmicas podemos observar várias características do candidato, como por exemplo, como ele se porta em grupo, flexibilidade, atitudes diante de situações conflitantes, ética, etc. Porém, o processo da dinâmica exige do selecionador, sensibilidade, olhos totalmente imparciais, para observar de maneira coerente, e fica bem claro que a dinâmica não garante total acerto, e não deve ser usada como única ferramenta para seleção.
As dinâmicas devem ser direcionadas ao perfil do cargo a ser preenchido, possibilitando ao selecionador, observar o candidato de maneira objetiva.
Dentro do contexto das dinâmicas existem varias categorias, cada tipo de dinâmica esta voltada a obter um comportamento dos participantes. Entre as categorias então as dinâmicas de avaliação, motivação, integração, dinâmicas de apresentação e conhecimentos.
Alem das dinâmicas, existem os jogos empresariais, estes jogos em sua maioria têm o intuito de avaliar ou passar informações mais sempre com elementos de descontração e atividades físicas. De acordo com o motivo da solicitação de uma dinâmica o Gestor responsável por esta elaboração ou aplicação pode aplicar no lugar de uma dinâmica um jogo empresarial voltado mais a descontração da equipe, este pode ser incorporado a um treinamento ou a uma palestra.

Tânia Loffredo

Nenhum comentário: