domingo, 19 de abril de 2009

A tão cobiçada motivação.

A motivação é um assunto de interesse de gestores e funcionários. É vista como um dos pontos cruciais para uma melhor produtividade e uma maior qualidade de vida no trabalho, falaremos sobre este item tão olhando ao pé da palavra, se dividimos a palavra ao meio o que temos nada mais é que Motiva a Ação, Todo parceiro precisa de incentivos para produzir, quando você apenas remunera seus parceiros eles também apenas produzirão, esta produção nunca será espetacular ou mesmo uma produção acima da média.
Além do que está estipulado por lei, ou seja, trabalho em troca de remuneração, os gestores precisam motivar os seus parceiros. Esta motivação além de proporcionar uma maior produtividade e maior qualidade faz com que o turn-over seja menor.
Um parceiro motivado eleva o nome da empresa e entra em uma busca constante de novos conhecimentos, assim ele garante a sua permanência na empresa.
Todo o discurso acima é bonito mais como podemos motivar os nossos parceiros?
A motivação muitas vezes começa com coisas simples que acabamos esquecendo no dia a dia.
Muitas vezes a motivação pode surgir de uma simples palavra, “Parabéns” esta palavra está cada vez mais sumindo do vocabulário de nossos gestores, sempre que um funcionário ou uma equipe atinge um determinado resultado, ou mesmo esforça-se para alcançá-lo, nunca se esqueça de dar os parabéns, pois isto é fundamental para o encorajamento de qualquer ser humano.
Existem várias outras formas de motivar pessoas, as recompensas financeiras são sempre bem aceitas, porém ela pode vir junto com outros elementos que a potencializam, uma opção muito interessante são campanhas e desafios para alcançar determinado resultado.
Os gestores além de premiar os parceiros, precisam fazer com que eles estejam envolvidos e engajados na busca deste resultado e que permaneçam assim por um bom tempo.
Além das campanhas e desafios organizacionais os gestores podem aplicar dinâmicas de recreação, jogos empresariais, palestras, filmes, atividades físicas, passeios em grupo e outros, os gestores têm uma infinidade de recursos para motivar os seus parceiros.
O mais importante é sempre lembrar que um parceiro nada mais é do que um ser humano com vontades e desejos e estes não se resumem apenas a recompensas financeiras.
O estresse, a rotina e a pressão por resultados, são fatores de desmotivação, cabe ao gestor manter o ambiente de motivação, desafiador e agradável aos seus colaboradores, para que seus objetivos sejam alcançados de maneira efetiva. O gestor deve ter visão sensível, para detectar de onde vem esta desmotivação, pequenos detalhes podem transformar uma desmotivação, numa baixa produtividade , ou baixa na qualidade .


Marcos Costa

Nenhum comentário: