domingo, 24 de maio de 2009

Pesquisa de clima organizacional

A (PCO) Pesquisa de Clima Organizacional é uma das melhores aliadas das empresas, que possibilita a área de RH identificar quais os pontos fortes de uma gestão e os que devem ser melhorados.

Como se pode fazer essa pesquisa?

1. Identifique os objetivos -o Rh e a empresa devem definir “o que querem saber”, e o que será feito com o resultado.
2. Comunicação do processo – os gestores devem ser informados sobre a PCO, quais os objetivos , no que a PCO poderá ajudar, e os líderes devem repassar as informações aos liderados , da maneira que melhor lhe convier.
3. Difusão da PCO – reuniões comportamentais para exposição detalhada sobre o processo.
4. Sigilo e credibilidade – os colaboradores devem estar seguros, de que os questionários não irão parar em mãos que não estejam envolvidas no processo.Que não correrá o risco de qualquer punição da empresa ou de seus superiores.
5. Tema abordado pela PCO – liderança, trabalho em equipe,camaradagem,estrutura física do ambiente, benefícios,planejamento de carreira,feedback, etc.
6. Questionário – pode ser dissertativo ou de múltipla escolha. Deve ter estabelecido os meios que serão respondidos, e encaminhados e em que período isto deve acontecer.O questionário deve ser pautado na realidade , no segmento e na cultura de cada organização. Não existe um padrão único.
7. Aplicação – deve ser divulgado antecipadamente para que alcance o maior número possível de colaboradores.
8. O dia – local com estrutura adequada,e ambiente que favoreça o preenchimento do questionário de maneira confortável,sem medos.Muitas organizações já realizam a PCO através da intranet .Os questionários ficam on-line e o processo torna-se mais rápido.
9. Entrega – O questionário deve ser entregue ao responsável que ficará com o material, até que ele seja encaminhado ao RH.
10. Compilação de dados – após serem todos os questionários respondidos é hora de identificar os erros e acertos da gestão.O resultado deverá ser encaminhado à direção da empresa, e as providências necessárias aplicadas.
11. Divulgação – Finalizando todo este processo,o resultado deverá ser divulgado , juntamente com as ações que a empresa adotará.

Por exemplo: se os funcionários reclamaram do cardápio do refeitório, a diretoria deve comunicar que este será revisto e que as mudanças serão aplicadas dentro de um período determinado.

Tânia Loffredo

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