domingo, 2 de agosto de 2009

Sabotagem

Resumo: Sabotagem de uma discussão entre outras pessoas. Sabotagem.

Objetivos: Assertividade.

Materiais: Cadeiras.

Tempo: 20 minutos

Procedimento:
1. Divida os participantes em grupos de três, e que cada um se rotule de A, B ou C. (O instrutor pode ser um participante ou um sabotador ambulante, conforme o número total o exigir.)

2. Peça para assumirem os seus papéis: A = Apresentador; B = Ouvinte; e C = Sabotador (este último sentado perpendicularmente à linha entre A a B).
O Apresentador deverá falar sobre um tema durante 3 minutos.
O Ouvinte deverá ouvir sem falar, e o Sabotador deve tentar interromper o fluxo de comunicação.
O Ouvinte e o Apresentador devem deixar que o Sabotador os distraia.
Depois de três minutos, faça um rodízio dos papéis.

3. Faça mais um rodízio e depois conduza um debate sobre a sensação de interromper e ser interrompido, e como isso se relaciona com o poder.

Comentário:
Esta atividade ajuda a analisar a questão da sabotagem abertamente durante o programa, o que pode ser difícil de outra forma.
Também oferece um bordão útil, caso algum participante resolva sabotar o curso mais tarde.
A um nível mais profundo, os participantes poderão examinar (talvez em pares) a situação de ser excluído de um grupo, seja do ponto de vista da pessoa que foi excluída, ou da pessoa que conspirou para a exclusão.
Como Sabotador ambulante, o instrutor pode envolver outros Sabotadores e criar bastante interferência.

Variações:
Numa segunda vez, pode-se convidar os Apresentadores e os Ouvintes a tentarem envolver o Sabotador.
E numa terceira, pode-se deixar o ouvinte falar também.

Nenhum comentário: