A obrigatoriedade do diploma de jornalismo foi considerada inconstitucional pelo STF (Supremo Tribunal Federal), a votação aconteceu no dia 17 de junho e acolheu o recurso ajuizado pelo Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo (Sertesp) e pelo MPF (Ministério Publico Federal).
Com a decisão do STF acabou a obrigatoriedade do diploma de jornalismo. O procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, disse que isso evitaria os obstáculos à livre expressão garantida pela Constituição Federal.
Analisando a decisão do STF nos deparamos com pontos positivos e negativos, analisando de um modo positivo a decisão trará uma maior liberdade de expressão, alem de proporcionar maiores chances para pessoas que não tenham diploma, porem, analisando com um olhar mais critico vemos que a decisão pode trazer algumas conseqüências negativas. A informação hoje esta praticamente ao alcance de todos e estamos expostos a noticias das mais diversas, por este ponto de vista uma pessoa que passa algum tipo de informação deve ser devidamente capacitado e treinado para exercer esta profissão.
Não é possível prever se esta sera uma decisão assertiva mais ela já traz muita polemica. Mesmo com esta alteração o diploma continuara sendo uma diferencial e ainda trara vantagens a quem o possui.
Mauricio Mendez
Nenhum comentário:
Postar um comentário