Conselhos úteis para os olhos.
Com que freqüências se devem examinar os olhos?
● A freqüência com os nossos olhos devem ser examinados difere com a idade e com doenças associadas. Os adultos saudáveis deverão fazer pelo menos um exame oftalmológico entre os 20 e 40 anos, desde que não surjam sintomas. As pessoas diabéticas, ou com outras doenças que sejam um fator de risco para problemas oculares, devem ser examinadas com maior freqüência (uma vez por ano).
● Antes dos 20 anos, em especial antes da entrada para a escola, o despiste e a descoberta de alguns problemas oculares, reveste-se de particular importância pelo que o exame médico aos olhos deve ser mais freqüente. Após os 40 anos o exame ocular deve ser feito de dois em dois anos.
● As queixas de desconforto ou fadiga ocular, dificuldade na focagem das imagens, dores de cabeça, etc, terão muito provavelmente como causa alterações dos próprios olhos ou inclusivamente questões relacionadas com o local de trabalho. No primeiro caso, deverá ser feito um exame médico, onde o médico oftalmologista avaliará a existência de doenças oculares que possam ser responsáveis por esses sintomas. Relativamente ao local de trabalho deverá ter em conta questões ligadas á medicina ocupacional e á ergonomia como ajuda para a resolução dos problemas.
Alguns conselhos:
Regular o brilho e o contraste do monitor de forma que se torne menos agressivo para os olhos.
Evite o reflexo no monitor de luzes ambientais ou mesmo de luz de uma janela. Alterar se necessário à posição do monitor.
Evite trabalhar em negativo, como, por exemplo, trabalhar em um processador de texto com fundo preto e letras brancas e em simultâneo, a ver um texto em uma folha de papel em branco com letras em preto. Hoje em dia a generalidade dos programas são em fundo branco com letras pretas evitando assim esse inconveniente.
Em certos casos a colocação de filtros na tela do computador ou o uso de óculos apropriados podem ser uma boa contribuição para um trabalho ao computador menos fatigante.
Segurança e saúde sempre em primeiro lugar!
Antonio Souza
Nenhum comentário:
Postar um comentário