domingo, 5 de julho de 2009

R&S Tradicional X R&S por Competência

O subsistema de recrutamento e seleção é uma das áreas mais importantes dentro de uma organização,
pois, é pelo processo de R&S que os novos parceiros da organização são contratados.

O processo de recrutamento implica em atrair candidados para participarem dos processos seletivos.

A seleção e a fase de comparação entre os candidatos e é nessa fase que o selecionador tem a responsabilidade de identificar se o perfil de algum candidato está alinhado com as necessidades da organização, aplicando as técnicas de seleção que podem ser: entrevistas, testes práticos, testes comportamentais e outros.
Mas, qual é realmente a diferença entre R&S Tradicional e R&S por competência?

No processo tradicional o candidato e avaliado de acordo com as exigências da vaga ex: domínio em excel, fluência em inglês ou destreza manual. O candidato sera submetido a testes e entrevistas que buscam estas qualidades.

O processo tradicional é o mais utilizado atualmente pelos gestores de talentos, esse tipo de R&S e eficas mais como visa as qualificações do candidato ele tem uma possibilidade maior de erro.

O processo de R&S por competências esta ganhando muito espaço dentro das organizações que buscam cada vez mais profissionais que alem de ter conhecimento sobre um determinado assunto ou equipamento, tenham também habilidade e atitude o famoso CHA, a maioria dos especialistas em GT (gestão de Talentos) apontam para uma maior utilização do R&S por competências por alcançar resultados mais confiáveis.

O R&S por competência visa levantar as experiencias passadas dos candidatos de modo que o candidato é submetido a perguntas que são elaboradas de acordo com o perfil da vaga, se o cargo em questão e de um Operador de Telemarketing, por exemplo, a pergunta e feita com base nas competências que ele deve ter para exercer a função.

Essa pergunta deve ser feita sobre experiencias passadas ex: você já passou por uma situação na qual o cliente entrou em contato e começou a lhe ofender? Como você conduziu a situação?

Todos as perguntas de uma processo de R&S por competência devem conter o CAR (contexto, ação e reação), utilizando a pergunta acima, o contexto foi a situação envolvendo o operador e o cliente, a ação foi o contato do cliente e o fato de ter ofendido o operador e a reação foi a atitude que teve ao ser submetido a situação.

Os dois tipos de R&S tem validade, porem, o processo por competência vem demonstrando uma maior assertividade.

Mauricio Mendez

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