domingo, 10 de maio de 2009

Você sabe o que é um coaching?

Você seria um bom coach?
Para que serve um coach?
No que um coach pode lhe ser útil?

Coaching: treinamento, desenvolvimento, sessões de aconselhamento feitas por um consultor de carreira que acompanha e se envolve no desenvolvimento contínuo do profissional.” (revista Exame, set/2005).

Coach: facilitador, instrutor; entidade (pessoa, equipe, departamento, empresa) que atue como agregador das capacidades de cada elemento da cadeia (equipe, departamento, empresa, etc.).
“Sinto-me insatisfeito com meu trabalho”
“Sinto-me sozinho”
“Parece que estamos perdidos, sem rumo”.
“Não consigo me comunicar com minha equipe”
Se você se identificou com alguma dessas questões acima, ou se sente ansioso, frustrado com seu trabalho, angustiado com os resultados, não fique preocupado, já pensou em procurar um coach?
Nestes novos dias, diante de tantas preocupações, cobranças, falta de tempo, crise, busca desenfreada pelo sucesso profissional, às vezes sucumbimos ao cansaço, ao desânimo, a impotência...
Para isso, existe o coach, um profissional dos tempos modernos, que vem como uma espécie de tutor, para nos auxiliar a direcionar nossas ações, com nossos objetivos.
A essência do coaching, é a relação interpessoal, é uma parceria, para auxiliar no processo de mudança:
-mudança de cargo;
-mudança de empresa;
-gestão de tempo;
-desenvolver liderança e integração;
-encontrar propósitos de vida;
O coaching executivo vai disponibilizar um tempo de interação e reflexão exclusivo para você. Nesse tempo o coach (que pode ser um executivo, um gerente) vai contar com sua percepção, para lhe ajudar a repensar seus caminhos profissionais, vai ajudá-lo a desenvolver suas competências e habilidades, vai ajudá-lo na busca do melhor foco da sua carreira e os melhores caminhos para chegar ao seu objetivo.
O processo de coaching vai colocar em alinhamento quem você é, o que você faz com o que você quer.
E na prática, como funciona este processo?
Aqui estão algumas ferramentas:
-encontros e diálogos;
-visualização de cenas;
-entrevistas;
-dinâmicas de grupo;
-testes vocacionais;
-testes de carreira;
-autobiografia;
-avaliação e desenvolvimento de competências;
-gestão de processos;
-gestão de projetos;
-análise de cenário;
-mediação de conflitos, entre outros.
As empresas ou indivíduos optam por um ou dois modelos, mas tudo depende da prioridade e do objetivo a ser alcançado.


Tânia Loffredo

Um comentário:

BATATA MARCELLO LOFFREDO disse...

consegui ver para a minha necessidade pessoal algumas dicas importantes para a situaçào que vivêncio no meu ambiente de trabalho. Obrigado.